IGREJA-SOCIEDADE ALTERNATIVA

A explicação do sentido desse título, está em ARQUIVO DE POSTAGENS, out. 29 de 2011

quinta-feira, 27 de agosto de 2009

CRISE IRREVERSIVEL NA IG.CATÓLICA (p08)

Adatação/resumo de parte de um artigo de Pablo Richard,* feito pelo administrador.

A eleição de Joseph Ratzinger como sucessor de João Paulo II nos revelou, finalmente, qual é a crise que a Igreja Católica realmente vive; ao mesmo tempo, porém, nos esclarece sobre qual é nossa proposta posititiva de construir uma nova maneira de ser igreja.
Na atualidade existem duas maneiras diferentes de ser igreja. A "Igreja" é somente um conceito teológico que não existe na realidade; o que existem historicamente são modelos, tendencias ou maneiras diferentes de ser igreja. De maneira simples e provisória, atualmente poderíamos distinguir uma maneira conservadora de ser Igreja e outra maneira diferente, alternativa, libertadora. Não falamos aqui de duas Igrejas, mas de duas tendências ou modelos existentes no interior da própria Igreja Católica.
A interpretação crítica que proponho é que a eleição do cardeal Ratzinger como papa, está em plena continuidade com os 26 anos do papa João Paulo II.O teólogo Ratzinger, braço direito de João Paulo II, é eleito para dar continuidade teológica e dogmática ao modelo de Igreja construído por João Paulo II. O mais importante na minha interpretação é que esta continuidade torna evidente a crise irreversível e final do atual modelo conservador de Igreja.

continua no próximo post.