IGREJA-SOCIEDADE ALTERNATIVA

A explicação do sentido desse título, está em ARQUIVO DE POSTAGENS, out. 29 de 2011

terça-feira, 23 de novembro de 2010

Religião católica romana (e outras) não sintonizam com o Evangelho de Jesus cont.(p 58)

No post abaixo, desta semana, declarações que são um verdadeiro "terremoto", no texto do teólogo Castillo, merecem um sub-título:

A Igreja converteu o Evangelho em Religião, por "comodismo."

Confira.



2) "Não se deve dar a esse enfrentamento uma interpretação anti judaizante,no sentido de que possa haver motivos para pensar que o Evangelho é o enfrentamento de Jesus com o judaismo.


A Igreja, sua teologia e sua liturgia deram essa "interpretação anti semita ao conflito e à morte de Jesus. Mas digamos abertamente que essa interpretação nasceu de uma conveniência:convinha (e convém) à Igreja jogar a responsabilidade sobre os judeus porque a Igreja não estava (nem está) disposta a aceitar que ela é que converteu o Evangelho em Religião. Convém mais à Igreja a Religião do que o Evangelho. Porque o Evangelho é uma "memória perigosa", enquanto que a Religião é uma "prática privilegiada".Dito mais claramente: o Evangelho leva a Igreja a situações conflitivas, como aconteceu com Jesus, enquanto que a Religião situa seus dirigentes em posições de privilégio, de poder, de dignidade e de segurança.


Para compreender o significado e o alcance desse enfrentamento e dessa incompatibilidade entre o Evangelho e a Religião, é inteiramente necessário analisar, ao menos sumariamente,duas coisas: 1) O que a Religião representa como conjunto de mediações por meio das quais o ser humano pretende se relacionar com Deus. 2) Como o cristianismo entende e se representa a Deus.



1. As mediações da Religião


Aqui falamos concretamente de três coisas fundamentais na compreensão e na prática da Religião:


1) A Lei: para o "homem religioso,"a Lei divina é a vontade de Deus, mais ainda, é a revelação mostrada por Deus a seus fiéis. Em Israel é fundamentalmente a Torá,que consiste basicamente no Pentateuco. Em outras tradições religiosas, como é o caso do Islã, a Lei está contida no Corão, um texto intocável,que não admite interpretação nenhuma. A partir desses pressupostos, a Lei se absolutiza.Isto é, se constitui em absoluto, que se antepõe a qualquer outra coisa: da mesma maneira que Deus está sempre e necessariamente acima do homem, o divino acima do humano, assim também as obrigações que a Torá impõe estão sempre acima das necessidades que brotam da condição humana.



A consequência inevitável dessa exposição é que o humano sempre fica assim sujeitado ao divino. Até o extremo de que, se for preciso, para assegurar a supremacia do divino sobre o humano, pode-se chegar a causar sofrimento, marginalização, exclusão e até morte, com tal de garantir a superioridade do divino sobre o humano. Dessa forma, o conflito de Deus com o homem está assegurado. E também, como é lógico, a violência da Religião, que se converte assim em motivo determinante de conflitos, divisões, enfrentamentos, guerras e morte."



No próximo post semanal continuo trazendo o brilho deste artigo.