IGREJA-SOCIEDADE ALTERNATIVA

A explicação do sentido desse título, está em ARQUIVO DE POSTAGENS, out. 29 de 2011

quarta-feira, 14 de julho de 2010

Uma mentira que atravessa os séculos:o sacerdócio católico cont.(p46)

Continuo o assunto do post anterior.

A partir do Novo Testamento pode-se dizer que, no 1º século, havia um ministério indiferenciado e carismático, em que intervém principalmente os profetas e os doutores.Daí para a frente, e lentamente passa-se à instituição de uma direção presbiteral.Esta,porém, ainda não constitui uma autoridade doutrinal. Os ministros são iguais animadores. Sua principal ocupação não é a eucaristia ou a liturgia, mas a pregação e a exortação.

No primeiro século, como atestam sobretudo as cartas de S.Paulo, as mulheres estavam à frente das comunidades cristãs (Rm 16,1;12,1; 1Cor 16,19; Fil 4,37).

O Novo Testamento apresenta também uma série de papeis necessários para a comunidade: doutores, profetas, ministros, diáconos ,bispos. O termo leigo é completamente desconhecido.Nos primeiros séculos os ministros da Igreja não são chamados sacerdotes mas proclamadores do Evangelho, profetas ou servos da comunidade e presbíteros. Só a comunidade pode ser adjetivada como sacerdotal.Os presbíteros são animadores e por serem idosos, também aconselhadores, orientadores.

No início do segundo século a comunidade cristã de Corinto se revoltou contra os seus bispos ou presbíteros (não havia ainda diferença entre ambos) e os destituiram. Isso levou Clemente, bispo de Roma, a escrever uma carta aos Corintios, admoestando-os. Foi ela que deu o inicio da virada para a sacerdotalização.

Essa informação e as que vem em seguida, você pode ler no livro OS MINISTÉRIOS NA IGREJA DOS POBRES do jesuíta Alberto Parra (edição das VOZES), do qual nos servimos aqui.
" A regulamentação do Antigo Testamento relativa aos sacrifícios, aos tempos litúrgicos, aos lugares e às pessoas que desempenham os vários ofícios sacerdotais, deve ser continuada na comunidade cristã.

A gradação por ordens ou graus é transferida para a gradação hierárquica (própria dos sacerdotes) na comunidade cristã.São três então,os graus ou ordens da hierarquia: pontífices, sacerdotes e diáconos.Os dois primeiros são graus sacerdotais".Com esse e outros ensinamentos e reflexões, Clemente quis mostrar aos Corintios que eles se insurgiam contra tradições bíblicas respeitáveis ao deporem os bispos e presbíteros.Estavam portanto errados.
Como Clemente era bispo de Roma e portanto chefe da Igreja, seu escrito teve enorme repercussão.

Alberto Parra finaliza a apresentação do texto de Clemente com o seguinte veredicto :" O peso da autoridade não poderá impedir que se perceba quão diametralmente oposto é o texto de Clemente em relação ao testemunho da revelação que consta no Novo Testamento."

Pense então: se o teor da carta que dá inicio à sacerdotalização é completamente oposto ao Evangelho, o sacerdócio católico que nele se apoia, o que é ? uma fraude? uma mentira? uma heresia? uma ficção?

Outros dois escritores influentes posteriores seguiram o mesmo equívoco e cimentaram a reviravolta.Falo um pouco deles no próximo post.