IGREJA-SOCIEDADE ALTERNATIVA

A explicação do sentido desse título, está em ARQUIVO DE POSTAGENS, out. 29 de 2011

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Caricaturas sobre a imagem de Deus,cont.(p 72)

Eu não resumí este trecho do artigo por ser já, muito conciso e um resumo o deformaria. É a continuação do " Crer de um modo diverso" do Andrés Queiruga, divulgado pelo IHU.

"Enfim, há algo que no fundo é muito mais grave, porque abrange tudo: todo o sofrimento do mundo seria um castigo de Deus por causa de um pecado que, fora de Adão e Eva, nenhum outro cometeu; de modo que se Deus não nos castigasse - isto é, se fosse compassivo e perdoasse - viveríamos num paraíso. E depois, para perdoar-nos, teria imposto nada menos do que o sacrifício cruento de seu Filho. Enfim, se não nos comportarmos bem, nos espera o castigo eterno do inferno ( sobre o qual, com consequências deletérias, tanto insistiu a " pastoral do medo").

Este esquema se incrustou como algo de tão óbvio no imaginário religioso que nem sequer se vê agora e nem se percebe sua autêntica monstruosidade que, afortunadamente, quando é explicitada, quase ninguém a toma ao pé da letra.

No entanto, precisamente por isso, é necessário expô-lo cruamente para poder refutá-lo com todas as forças e substituí-lo com o verdadeiro, já proposto, no fundo, por santo Irineu no II século: criação na inevitável fraqueza do nascimento; apoio amoroso de Deus na historia, não obstante as nossas faltas e pecados; cume deste apoio na plenitude salvadora de Cristo; esperança de salvação plena na Glória. Vale dizer a promessa de um nascimento e a esperança de uma felicidade gloriosa.

Na semana próxima você poderá ler algumas deformações da espiritualidade que as caricaturas de Deus até agora expostas , engendram.