IGREJA-SOCIEDADE ALTERNATIVA

A explicação do sentido desse título, está em ARQUIVO DE POSTAGENS, out. 29 de 2011

sábado, 13 de março de 2010

A Eucaristia como não nos contaram (p 31)

Obtida a autorização da editora Paulus, começo alinhavar citações do livro do frei Isidoro Mazzarolo que conduzem à descoberta - ao menos para mim - de que "A Eucaristia como memorial da Nova Aliança" - título do livro - subvertem o entendimento e a prática de como, oficial e rotineiramente se lida com este sacramento entre os católicos.

O autor, depois de meia centena de páginas de questões introdutórias nas quais analisa a Aliança no contexto do AT quer da antiga quer da nova em Lucas, prossegue: " Percorrido esse caminho introdutório acreditamos ter um instrumental suficiente para ir ao "coração" de nosso estudo, que é a Eucaristia como memorial da Nova Aliança.
É uma páscoa própria,que em relação à páscoa judaica pode ser vista numa tríplice dimensão, segundo Autor da carta aos Hebreus.

Continuidade: o tempo da páscoa de Jesus é o mesmo tempo da páscoa judaica; os elementos principais da páscoa de Jesus já estão na páscoa judaica (os evangelhos não falam que o pão da ceia tenha sido sem fermento);
Ruptura: a páscoa de Jesus (especialmente a dos cristãos) não será a memória de um fato no passado, mas a memória de uma Pessoa que impele para este Reino de Deus exige ao seguimento fiel sem permitir que haja omissão com o "hoje" na história.
A ruptura de Jesus continua pelo fato de Ele determinar que a páscoa futura não está vinculada à páscoa do êxodo, mas á sua páscoa, à memória da sua vida e de sua comunhão com o Pai e com o mundo (cf Lc 6,46). Ele se dá como oferenda e naquilo que oferece aos seus Ele próprio se define: " Este é o meu corpo;este é o meu sangue"! O sentido se complementa quando Ele inova o costume judaico, com uma ruptura a mais:na ceia judaica cada membro tinha a sua taça; nesta ceia de Jesus ,eles repartem,condividem a mesma taça em sinal de comunhão.Jesus deixa claro (Lc 22,1s) que o fundamento da Eucaristia é a vida comunitária.A Eucaristia só acontece na comunidade.
Quando Lucas elabora seu relato... nos deixa duas lições: a) ... A forma de colocar em prática a celebração do memorial (anámnesis) poderia ser diversa, mas o Cristo era o mesmo. b) o memorial da nova Aliança compromete profética e políticamente à prática da justiça e misericordia."

Vá tirando suas conclusões.As minhas deixo mais para a frente dos 5 ou 6 post dessa sequência hoje iniciada.