Há um mês,(30/9) postei um texto explicando o SIGNIFICADO DE IGREJA-SOCIEDADE ALTERNATIVA, ou DE CONTRASTE, título deste BLOG. Sinto que a importância do tema merecia um pouco mais de esclarecimentos. Faço-os hoje. Como no anterior, adato e resumo colocações do Gerhard Lohfink ou cito entre aspas.
No Novo Testamento, em múltiplos conceitos mas também em estruturas maiores de discurso aparece a Igreja como sociedade de contraste de Deus, no meio da sociedade restante.Por exemplo em Efésios 5,8 :"Outrora éreis trevas, mas agora sois luz no Senhor." "Trevas" é metáfora para a antiga existência no paganismo;e "luz", para a atual na Igreja, pois a expressão "no Senhor", significa a vida no âmbito da soberania de Cristo e este é, na tradição linguística paulina, a Igreja. Luz ou santidade não, em primeiro lugar, do individuo cristão. Um povo inteiro deve dar testemunho do plano de Deus para o mundo.Este povo pode ser pequeno mas deve preferir ficar pequeno,uma minoria, porém
inequívoca, bem marcante e identificável, condição prévia para sua ação transformadora do mundo. Note como essa preferência para ficar pequeno remete a uma condição primordial para a existência de uma comunidade transformadora.Por que? Quanto mais numeroso o grupo tanto mais difícil manter esse contraste que o identificaria, que o marcaria como um grupo alternativo de contraste.Por isso me parece que a condição de contraste pressupõe que a comunidade seja pequena, pequenas comunidades. A maioria das nossas paróquias são chamadas de COMUNIDADES paroquiais, mas na realidade não são comunidades porque são massa, muita gente e heterogénea, não oferecem contraste com a sociedade restante, ao contrário estão dissolvidas nessa sociedade e portanto sua missão fundamental que é a transformação dessa sociedade, pouco ou nada acontece.
É inacreditável como essas paróquias resistem em se organizar em pequenas comunidades.
"Igreja como sociedade de contraste, não significa oposição à sociedade restante por causa da oposição.Igreja como sociedade de contraste significa muito menos ainda desprezo da sociedade restante a partir de um pensamento elitista. Significa simples e unicamente o contraste em favor dos outros e por causa dos outros,isto é, aquela função de contraste, formulada de modo insuperável nas imagens do "sal da terra", da "luz do mundo" e da "cidade situada sobre uma montanha" (Mt 5,13s).Exatamente porque a Igreja não existe para si mesma, mas única e exclusivamente para o mundo, ela não pode tornar-se mundo, mas deve preservar sua própria fisionomia.
Se perder seus contornos, se sua luz se apagar, se deixar seu sal tornar-se insosso, ela não pode mais transformar a outra sociedade. Então nenhuma atividade missionária adianta mais nada; então também não adianta mais nada um engajamento social para fora por mais ativo que seja."