IGREJA-SOCIEDADE ALTERNATIVA

A explicação do sentido desse título, está em ARQUIVO DE POSTAGENS, out. 29 de 2011

sábado, 29 de outubro de 2011

Significado de Igreja como SOCIEDADE ALTERNATIVA (p 79)

Há um mês,(30/9) postei um texto explicando o SIGNIFICADO DE IGREJA-SOCIEDADE ALTERNATIVA, ou DE CONTRASTE, título deste BLOG.  Sinto que a importância do tema merecia um pouco mais de esclarecimentos. Faço-os hoje. Como no anterior, adato e resumo colocações do Gerhard Lohfink ou cito entre aspas.

No Novo Testamento, em múltiplos conceitos mas também em estruturas maiores de discurso aparece a Igreja como sociedade de contraste de Deus, no meio da sociedade restante.Por exemplo em Efésios 5,8 :"Outrora éreis trevas, mas agora sois luz no Senhor." "Trevas" é metáfora para a antiga existência no paganismo;e "luz", para a atual na Igreja, pois a expressão "no Senhor", significa a vida no âmbito da soberania de Cristo e este é, na tradição linguística paulina, a Igreja. Luz ou santidade não, em primeiro lugar, do individuo cristão. Um povo inteiro deve dar testemunho do plano de Deus para o mundo.Este povo pode ser pequeno mas deve preferir ficar pequeno,uma minoria, porém
inequívoca, bem marcante e identificável, condição prévia para sua ação transformadora do mundo. Note como essa preferência para ficar pequeno remete a uma condição primordial para a existência de uma comunidade transformadora.Por que? Quanto mais numeroso o grupo tanto mais difícil manter esse contraste que o identificaria, que o marcaria como um grupo alternativo de contraste.Por isso me parece que a condição de contraste pressupõe que a comunidade seja pequena, pequenas comunidades. A maioria das nossas paróquias são chamadas de COMUNIDADES paroquiais, mas na realidade não são comunidades porque são massa, muita gente e heterogénea, não oferecem contraste com a sociedade restante, ao contrário estão dissolvidas nessa sociedade e portanto sua missão fundamental que é a transformação dessa sociedade, pouco ou nada acontece.
É inacreditável como essas paróquias resistem em se organizar em pequenas comunidades.

"Igreja como sociedade de contraste, não significa oposição à sociedade restante por causa da oposição.Igreja como sociedade de contraste significa muito menos ainda desprezo da sociedade restante a partir de um pensamento elitista.    Significa simples e unicamente o contraste em favor dos outros e por causa dos outros,isto é, aquela função de contraste, formulada de modo insuperável nas imagens do "sal da terra", da "luz do mundo" e da "cidade situada sobre uma montanha" (Mt 5,13s).Exatamente porque a Igreja não existe para si mesma, mas única e exclusivamente para o mundo, ela não pode tornar-se mundo, mas deve preservar sua própria fisionomia.
Se perder seus contornos, se sua luz se apagar, se deixar seu sal tornar-se insosso, ela não pode mais transformar a outra sociedade. Então nenhuma atividade missionária adianta mais nada; então também não adianta mais nada um engajamento social para fora por mais ativo que seja."