IGREJA-SOCIEDADE ALTERNATIVA

A explicação do sentido desse título, está em ARQUIVO DE POSTAGENS, out. 29 de 2011

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Caricaturas sobre a imagem de Deus; cont.(p 69)

Continuo resumindo o artigo do teólogo espanhol Andrés Torres Queiruga divulgado pelo sitio do IHU sobre imagens distorcidas de Deus.



Existe a ideia insinuada demais pela catequese, que o homem e a mulher foram criados " para a glória de Deus e ao seu serviço". No pensamento popular o entendimento é de que Deus exige que o sirvamos para salvar a alma senão haverá castigo. A verdade é o contrário: ao criar-nos Deus não pensa em si mesmo mas só em nosso bem. Jesus manifestou isso claramente dizendo que Ele não veio" para ser servido mas para servir." E provou com ações.

Ainda uma leitura distorcida da criação, contamina também a moral,isto é, a prática dos mandamentos e as prescrições do Evangelho. Esse conjunto normativo é entendido como um peso imposto por Deus e não um gesto de amor e de ajuda que nos orienta e sustenta em função da verdadeira felicidade.
Esforço, disciplina e as vezes sacrifício, que a moral requer, são encarados como uma imposição por parte de Deus, só porque quer, enquanto poderia tornar nossa vida mais fácil.
Quanto ressentimento esta terrível concepção tem acumulado na consciência de muitas pessoas !!

OBSERVAÇÃO Numa das primeiras postagens deste blog (em 11/8/09, p6) escreví um texto sobre a imensa dificuldade de praticar as bemaventuranças e o sermão da montanha, se não estivermos vivendo numa autêntica comunidade cristã onde todos se apoiam e se ajudam, o que não costumam ser nossas paróquias.