IGREJA-SOCIEDADE ALTERNATIVA

A explicação do sentido desse título, está em ARQUIVO DE POSTAGENS, out. 29 de 2011

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

COMEMORAÇÃO: um ano semeando " (p 50)

Dia 28 de julho passado este blog comemorou um ano de atividade: 48 posts semanais. A linha programada do conteúdo foi mantida isto é, reforma da Igreja inspirada no Novo Testamento e na tradição das primeiras comunidades cristãs.

Os temas mais importantes e "subversivos" se concentraram nos últimos posts sobre a Eucaristia, o batismo de crianças e o sacerdócio católico.

O próximo assunto é igualmente revolucionário. Vou transcrever com a devida licença, um artigo do teólogo espanhol José Maria Castillo que o site do Instituto Humanitas Unisinos (IHU) postou em 14 de julho passado, originário do nº 38 da revista ADISTA.
O artigo leva o título: SER CRISTÃO EM UMA SOCIEDADE PLURAL E LAICA.
O IHU provoca o leitor com o seguinte intróito extraído do corpo do artigo:

"A condição necessária e indispensável para poder entender e viver o cristianismo é que ele possa ser vivido e praticado não no religioso e a partir do religioso, não no sagrado e a partir do sagrado, mas sim no profano e a partir do profano, no laico e a partir do laico".

Mas vou aguardar um tempo antes de dar inicio a edição desse texto na expectativa de que surjam alguns comentários sobre os temas já editados. Sua ausência tem me deixado perplexo.