IGREJA-SOCIEDADE ALTERNATIVA

A explicação do sentido desse título, está em ARQUIVO DE POSTAGENS, out. 29 de 2011

sábado, 8 de maio de 2010

A Eucaristia como não nos contaram. cont. (p 38)

Exigências da celebração da Eucaristia quase sempre ignoradas é o que nos lembram os textos a seguir do frei Isidoro.

"A Eucaristia é a ultima lição à mesa.Nesta lição precisamos entrever todas as outras lições (também aquelas fora da mesa)... Paulo ( 1 Cor 11) trabalha rigorosamente a relação entre a mesa do mundo e ceia do Senhor...

Talvez seja mesmo ao redor da mesa que a dialética entre "a mesa do mundo" e o memorial de Jesus se torna mais visível e chocante. Se o pobre existe é porque a "mesa do mundo" externa sua concretude a existência de injustiças.
A anámnêsis (memorial) de Jesus é precisamente uma ruptura com este esquema de produção e manutenção da miséria como forma de escravidão programada.A mesa é o lugar por excelência da libertação desta escravidão porque ela é o lugar privilegiado da participação.

Lucas mostra claramente 3 classes como participantes privilegiados na atuação missionária de Jesus: os pobres,as mulheres e os que se convertem...A nível de realidade atual o que se constata é pouca valorização do trabalho e da presença feminina na Igreja em desconsideração à sua presença quantitativa e qualitativa.A Igreja ainda não consegue integrar os pobres, as viúvas e as mulheres...Existem ainda muitas contradições em nossas comunidades, entre a celebração da Eucaristia e a realização do memorial de Jesus.

O oportunismo de muitos participantes de assembleias faz desta sua participação um ato de contradição.Na verdade eles entesouram fortunas de iniquidade (Tg 5,1-5) e a presença farisaica no culto não os leva a uma conversão eficaz.
O rito assume um valor secundário na dimensão do memorial, porque o que se pode celebrar se a vida é a antítese do sacrifício de Cristo?

O pré-requisito fundamental para o começo do memorial, é a conversão (Mc 1, 14-15); depois vem a justiça social, que é a continuidade da caminhada integradora e descobridora do Cristo nas trilhas desta vida.(Mt 5,23; 25, 31-46)

...Assim olhando a nossa realidade eclesial,podemos nos perguntar: Que espaço ocupam os pobres na integração comunitária? Que valorização recebe a mulher dentro da comunidade'

Textos tirados do livro A Eucaristia como memorial da nova aliança;autor frei Isidoro Mazzarolo; editora PAULUS

Mais um ou dois post com os últimos textos do autor e vou fazer minhas considerações conclusivas. Faça também as suas.