IGREJA-SOCIEDADE ALTERNATIVA

A explicação do sentido desse título, está em ARQUIVO DE POSTAGENS, out. 29 de 2011

segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

Qual a Direção da nossa vida a partir de 2010 ? (p 25)

Como reflexão de mais um final de ano, o texto do Luiz Araujo (O Espírito e a Palavra - CEBI, 1993) nos motiva a olhar em retrospectiva a nossa caminhada até aquí e analisando os acontecimentos, buscar ouvir a voz de Deus para construir nosso Caminho daqui por diante.
Como o povo da Bíblia fazia.

" Nós, os cristãos, privilegiamos o diálogo com um povo que denominamos o povo da Bíblia.
...No diálogo com esse povo através da Bíblia, entramos em contato não simplesmente com a sua história, mas com o seu testemunho de como ouviram a voz do Senhor, através dos acontecimentos, e de como tentaram construir o seu Caminho. A Bíblia é a história das fidelidades e das infidelidades daquele povo à Palavra de Deus.
O grande fruto porém, desse diálogo com a Bíblia, além dos múltiplos, variados e fecundíssimos testemunhos que ela nos traz, é a revelação, a partir do conjunto, da Direção para onde apontam os caminhos de Deus...Evidentemente essa Direção dos caminhos do Senhor, que a Bíblia nos revela, não se percebe de uma só vez, nem se formula completamente com poucas palavras. E quanto mais se penetra no Espírito da Bíblia, mais se aprofunda o seu significado. Todavia, se toda a Bíblia apresenta o Êxodo -Aliança como o fato fundador e inspirador do povo bíblico, e Jesus como o novo Moisés que, com a sua morte-ressurreição, sela a nova Aliança de Deus com o seu povo - então pode-se dizer que a direção para onde aponta a revelação de Deus, segundo a Bíblia, é o caminho da libertação para chegar à liberdade, ou seja, a uma sociedade de homens e mulheres livres, com as implicações que este fato supõe.
Dentre essas implicações, A Bíblia ressalta o posicionamento em favor da causa dos empobrecidos e injustiçados, pois são eles sobretudo que exprimem o clamor de Deus por justiça, igualdade e liberdade. "

Vou descansar em Janeiro. Volto em fevereiro. Bom descanso para você também. Norberto.