IGREJA-SOCIEDADE ALTERNATIVA

A explicação do sentido desse título, está em ARQUIVO DE POSTAGENS, out. 29 de 2011

quinta-feira, 11 de março de 2010

Comunidade cristã e Eucaristia. cont. ( p30 )

Dou continuidade ( e finalizo ) ao último post (p29) sobre a Eucaristia na versão do Oliveri (pág. 85).
Escreve ele: " Podemos ser poucos e fracos, mas quando nos reunimos em fraternidade ( em "comum-união"), quando nos tornamos discípulos da Palavra, quando oramos juntos e colocamos em comum nossos bens, é aí que podemos realizar a "fração do pão".

A comunidade faz a Eucaristia. Torna presente o Cristo cada vez que partilha o pão e a vida.Gestos se tornam sacramentos: nos gestos de partilha, de amizade carinhosa, de ajuda mútua de serviço, vai se construindo a comunhão. Só assim a comunidade pode celebrar a Eucaristia, a presença viva de Jesus Ressuscitado, no pão e no vinho.

Temos direito de celebrar a Eucaristia na vida e com isto vamos renovando a Igreja e o ministério. Mulheres e homens, casados e solteiros, todos temos direito, por nosso Batismo, de fazer a memória de Jesus Ressuscitado no pão-corpo entregue e partilhado, no vinho-sangue derramado, bebido e feito Aliança entre nós e com Deus.

Precisamos que haja sempre mais grupos capazes de celebrar e viver assim. Felizes quando padres estiverem conosco, testemunho de nossa comunhão com as outras comunidades e com a Igreja universal, mas sem dependermos deles para assumirmos de forma adulta nossa vida cristã e nossa missão."

Eu não quis dar destaques gráficos nesse texto para respeitar como está no livro do Oliveri. Se você leu e releu com espírito de reflexão, talvez esteja se questionando: que sentido pode ter receber uma hóstia fora de um contexto de celebração comunitária? E ainda: que sentido pode ter receber a hóstia numa missa em que o coletivo de assitentes apenas mal se conhecem, quando tanto? E quantas e quantas vezes esse ritual estranho se repete diariamente !

A editora Paulus já me autorizou a fazer citações do livro do frei Isidoro.No próximo post darei inicio à sequencia.