IGREJA-SOCIEDADE ALTERNATIVA

A explicação do sentido desse título, está em ARQUIVO DE POSTAGENS, out. 29 de 2011

terça-feira, 19 de novembro de 2013

A AGENDA para as Reformas, prossegue.(p 128)




Registrei neste espaço em 12/03/13,  com o título. “Um Concilio só de leigos !!! Viva!!!”, o movimento que, surgido na França, motiva leigos católicos a se unirem e concretizarem o projeto de realizar um Concílio Internacional de predominância  e organização dos leigos, tendo como objetivo apontar caminhos para a renovação da igreja  romana.

Surgem atualmente iniciativas de grande vulto nessa mesma linha. Uma na Áustria. As associações internacionais de presbíteros e outras lideranças religiosas se encontraram em outubro passado. O grupo Kairós-Nós também somos Igreja, divulgou extenso relato das atividades. Foi o  primeiro encontro internacional  de presbíteros, objetivando trabalhar em nível internacional, o enfrentamento de problemas comuns e a partilha de estratégias criativas na abordagem de questões críticas da renovação.  O pe. Flannery  fundador da Associação Irlandesa de Presbíteros Católicos, observou, a certa altura, que “ a não ser que mudem as estruturas, não ocorrerá qualquer mudança verdadeira.”  Esta observação teve peso. Enquanto as palavras recentes do papa Francisco são esperançosas e um bom começo, para os padres e as pessoas ao redor do mundo, será preciso mais do que palavras.

Outra atividade marcante nessa  linha de renovação da  Igreja está para acontecer também na Áustria, em Salsburg, nos próximos 22 a 23 de novembro.
Trata-se do Projeto Internacional  “ Nuovo  aggiornamento – Vaticanum III a Voz do Povo,“ que vem desenvolvendo há alguns anos um esforço de renovação da igreja, em vistas a realização de um novo Concílio com participação popular. O conselho executivo desse projeto se reunirá nesses dois dias para avaliar e planejar seus próximos passos.
Na ocasião, serão ouvidos os responsáveis internacionais, quanto aos passos já dados, de acordo com suas tarefas específicas, bem como serão apresentados problemas  e pendências, que serão discutidos, avaliados e realinhados, com vistas à sua conclusão, em 2015.
Do referido Projeto têm participado principalmente leigos e leigas católicos  das comunidades de língua germânica, mas com abertura e participação de pessoas e grupos de vários continentes.
Para o encerramento dos trabalhos, prevê-se, inclusive, a publicação de um livro (de cerca de 250 páginas) contendo os resultados dos trabalhos realizados.

Estas informações foram fornecidas  por: