IGREJA-SOCIEDADE ALTERNATIVA

A explicação do sentido desse título, está em ARQUIVO DE POSTAGENS, out. 29 de 2011

segunda-feira, 1 de março de 2010

Comunidade cristã e Eucaristia (p29)

OBSERVAÇÃO - Vou suspender temporariamente os textos prometidos sobre A Eucaristia como Memorial da Nova Aliança, com citações do livro do frei Isidoro Mazzariolo enquanto entro em contato com a editora do livro, a PAULUS, para obter autorização.
O Oliveri, no seu já citado livro, propõe às CEBs um sentido da Eucaristia semelhante ao do frei Isidoro. Confira.

"...o que mais realiza a comunidade é a EUCARISTIA: estar juntos para partilhar o que se tem, compartir o mesmo PÃO , tornando-se assim COMPANHEIROS. Beber juntos do vinho,da alegria da vida, que é de fato sangue derramado, é fazer ALIANÇA entre nós para que todos tenham VIDA. Isto é fazer MEMORIA do corpo de Cristo.

A Eucaristia faz a comunidade. Na Eucaristia aprendemos que a vida tem sentido quando é doada, que os dons de cada um só tem valor quando colocados a serviço; que todos, comendo do mesmo pão, nos tornamos um só corpo para viver a fraternidade.

A Eucaristia faz a comunidade, mas as comunidades não conseguem atingir a maioria do povo, ser fermento, sal, luz que transforma a vida, sobretudo dos mais pobres. Os mais pobres vendem seu voto, dão vitória aos partidos da direita, buscam a alegria da vida nos botecos ou nas Igrejinhas pentecostais. A Eucaristia perdeu sua força ou nós não sabemos vivê-la?

A Eucaristia faz a comunidade, mas é a comunidade que faz a Eucaristia. Para celebrá-la e realizá-la é necessário que exista a comunidade."

Esta página do Oliveri continuará no próximo post.
Repare, se já não o fez, para a última frase.
Para celebrá-la e realizá-la é necessário que exista a comunidade. Que tipo de comunidade? Como resposta vou reproduzir dois breves tópicos já presentes neste blog. Por eles nós só podemos concluir que a Eucaristia realizada nas "supostas"comunidades católicas, paróquias de massa, foram e continuam sendo inúteis, vãs, porque não são o tipo de comunidade requerida como necessária para "romper o pão", celebrar o Memorial da Nova Aliança, a Eucaristia.

1º - A ética de Jesus não é dirigida ao individuo, mas ao grupo dos discípulos, à nova família de Jesus...grupos de pessoas que se colocam conscientemente sob o Evangelho do Reino de Deus e que querem ser comunidades reais de irmãos e irmãs - comunidades que formam um espaço vital da fé onde todos se apoiam mutuamente.

2º - Só há comunidade onde há co-responsabilidade e co-participação. Mas numa igreja fortemente clericalizada como a católica, o centralismo e o autoritarismo tornam a comunidade quase inviável.