IGREJA-SOCIEDADE ALTERNATIVA

A explicação do sentido desse título, está em ARQUIVO DE POSTAGENS, out. 29 de 2011

quarta-feira, 2 de setembro de 2009

CRISE IRREVERSIVEL NA IG.CATOLICA (p09)

continuação do post anterior (p08)
Crise irreversível significa uma crise que já não pode ser solucionada com reformas parciais ou com mudanças puramente teológicas...Uma crise irreversível é uma crise final. Não há marcha atrás; seu aperfeiçoamento somente consegue acelerar sua morte... Não sabemos quanto tempo durará a crise.

Não é importante, pois no interior da própria Igreja podem estar presentes as duas maneiras diferentes de ser Igreja; uma conservadora e em processo permanente de crise e outro modelo alternativo e libertador de Igreja que cresce com sua força espiritual e profética que lhe é própria. Os modelos não são paralelos, mas se entre cruzam...Haverá tensões, porem não necessariamente divisões.

Quanto mais consciência adquirirmos de que a crise da Igreja atual é já irreversível,mais evidente se faz a necessidade de se construir uma nova maneira de ser Igreja e discernir qual é a força que temos para construí-la.
Minha proposta positiva e construtiva neste momento de crise é a possibilidade real de construir outra maneira de ser Igreja, outro modelo de Igreja, no interior da Igreja atualmente existente.
Temos força teológica e espiritual suficiente para construir essa nova maneira libertadora de Igreja.
Obs. os destaques são do administrador.

* Pablo Richard é teólogo e biblista chileno.Trabalha no Departamento Ecumênico de Investigações (DEI) na Costa Rica.
O artigo foi publicado em 03.05.05 pela Agencia de Notícias ADITAL