IGREJA-SOCIEDADE ALTERNATIVA

A explicação do sentido desse título, está em ARQUIVO DE POSTAGENS, out. 29 de 2011

domingo, 28 de março de 2010

A Eucaristia como não nos contaram cont. (p33)

Dando prosseguimento á nova visão sobre a Eucaristia que nos mostra o frei Isidoro, no texto a seguir como nos anteriores, aparecem exigencias de atitudes diferentes do que só receber uma hostia, fechar os olhos por uns minutos, fazer uma prece e pronto!

"Cumprindo-o pela primeira vez ,Jesus não apenas lhe confere seu sentido,mas também prescreve explicitamente que o repitam. Palavra fundadora a qual os discípulos poderão referir-se depois de sua morte quando eles próprios celebrarão a Ceia.Esta reiteração deve ser efetuada de acordo com o próprio texto,em memória de Jesus" (S.Legasse)
"Reduzir a Eucaristia a um fato ou a uma ceia mesmo que sejam incluídos gestos e palavras, significa bloquear o sentido profético-escatológico do memorial."
"...A abrangência do Memorial da Nova Aliança pode ser percebida ao longo de toda a vida de Jesus.Todas as barreiras devem ser supressas quando a vida estiver em necessidade (Lc 10,25-37).Aqui está uma das rupturas do NT em relação a toda a pedagogia e tradição do AT."
"O memorial é um olhar diferente em relação à lei e à vida....E tanto era preciso ir onde o necessitado estivesse,dentro ou "fora dos muros",além das fronteiras,das barreiras históricas da Tradição (Lc 7,1-10; Mt 15,21-28)."
"...Aquilo que ele manda é bom para todos, e aquilo que alguns determinam, pode não ser bom, até o próprio ato de culto, quando a vida não pode testemunhar a verdade."Em vão me prestam culto,pois o que ensinam são mandamentos humanos (Mt 15,8-9) Por isso a lei que nasce para celebrar o Memorial da Libertação acaba aprisionando o espírito e endurecendo o seu coração."Por que me chamais,Senhor, Senhor,mas não fazeis o que digo? (Lc 6,46)".

"O Memorial da Tradição do Antigo Testamento depara-se no Novo Testamento,não tanto com as novas formas de observância da lei mas com o objeto de uma praxis: uma vida devotada em favor do outro,ou seja, uma praxis que se sustenta num outro conceito relacional com a fé (Deus) e com o mundo.Mateus põem palavras severas na boca de Jesus no discurso do juízo final:" Em verdade vos digo, cada vez que fizestes isto a um destes meus pequeninos foi a mim que o fizestes...Toda a vez que o deixastes de fazer a um destes meus pequeninos foi a mim que o deixastes de fazer (Cf.Mt 25,31-46).A anámnesis (memorial) de Jesus determinada na instituição da Eucaristia, tem uma grande abertura para a escatologia."

Tópicos tirados do livro A Eucaristia como memorial da Nova Aliança;autor Isidoro Mazzarolo; editora PAULUS.

No próximo post cresce a clareza do que é a Eucaristia segundo NT mas que a doutrina oficial desqualifica.