IGREJA-SOCIEDADE ALTERNATIVA

A explicação do sentido desse título, está em ARQUIVO DE POSTAGENS, out. 29 de 2011

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Um atuante núcleo do IMWAC/ KAIRÓS, em João Pessoa. (p 111)



Como você pode verificar, desde os primeiros textos deste blog, fiz referencias ao IMWAC; tem se mostrado muito ativo, coerente, e de penetração cada vez maior.Os últimos posts de 2012 se ambientam nele (menos o último).Fiquei surpreso e feliz por descobrir no final de 2012 a existência de um núcleo  do IMWAC, em João Pessoa,(Paraiba), denominado KAIRÓS, com reuniões semanais e de convivência estreita com o pe. José Comblin até sua morte.Eles também mantem um blog:
www.kairosnostambemsomosigreja.wordpress.com
tem artigos muito bons.
O relatório a seguir diz um pouco de tudo isso.

RELATÓRIO DA PARTICIPAÇÃO DO KAIRÓS-NÓS TAMBÉM SOMOS IGREJA, NO ENCONTRO DO IMWAC EM LISBOA – PORTUGAL, por APARECIDA PAES BARRETO
by kairosnostambemsomosigreja

No período de 26 a 28 de outubro de 2012, foi realizado um encontro com representantes de grupos cristãos, de treze países (Áustria, Brasil, Dinamarca, Espanha, Estados Unidos, França, Holanda, Irlanda, Itália, Noruega, Portugal, Suécia), integrantes da rede internacional Nós Somos Igreja.

Sobre o IMWAC    – Movimento Internacional Nós Somos Igreja
O Movimento Internacional Nós Somos Igreja (International Movement We Are Church – IMWAC) é uma rede formada por grupos de cristãos católicos, independentes e autônomos, representando culturas diferentes, e unidos no esforço para viver a mensagem de Jesus Cristo.

O Movimento Nós Somos Igreja emerge do descontentamento dos cristãos com a não concretização das inovações/mudanças recomendadas nos documentos do Concílio Vaticano II, para a Igreja Católica, bem como, da indignação ante os crescentes abusos operados pela hierarquia da Igreja no lidar com questões de ordem interna, bem como com as questões inerentes à sociedade atual.

Em 1995, por ocasião dos 35 anos do Concílio Vaticano II, um grupo de cristãos (membros fundadores da rede) reuniram mais de dois milhões de assinaturas (na Áustria, Alemanha e Tirol do Sul) em torno do Referendo “Nós Somos Igreja”, pela renovação da Igreja Católica. O documento, centrado nas intenções do Concílio Vaticano II, apontava os pontos relevantes para uma Igreja, em uma sociedade em mudança.
O Referendo de Igreja deu origem ao documento de fundação da rede que foi criada em 1996, em Roma. O Manifesto do Movimento Internacional Nos Somos Igreja (A Declaração de Roma) centra-se na necessidade de uma Igreja: 1. que valoriza a participação, 2. com todos os ministérios abertos para as mulheres e homens; 3. com o celibato opcional, 4, com os valores de sexualidade e primado da consciência, 5. que está comprometida com a justiça social e os direitos humanos; 6. que não marginalize seu próprio povo.

Os grupos locais podem ter objetivos a mais do que estes indicados na Declaração de Roma ou Manifesto, mas a cooperação internacional e colaboração está concentrada sobre eles. Desde então, o IMWAC tem participado direta ou indiretamente, de diversos eventos em torno das questões eclesiais, além do manifesto apoio aos que são penalizados pela hierarquia da Igreja.
Em linhas gerais, o IMWAC sugere mudanças na Igreja Católica inspirado no mesmo Espírito que mobilizou os trabalhos durante o Concílio Vaticano II, ou seja, o Espírito de mudança ou aggiornamento. Uma inspiração não como retrocesso mas como avanço, não como ponto de chegada, mas como ponto de partida para a construção de uma Igreja comprometida com a justiça e paz, e que coloca a solidariedade com os excluídos do mundo no centro da sua acção. Uma Igreja que afirma a criação de Deus, que age e reflete o amor incondicional de Jesus Cristo para toda a humanidade.

O KAIRÓS-NTSI e o Encontro em Lisboa
A participação do Brasil no encontro em Lisboa se deu a partir da representação do grupo Kairós-Nós Também Somos Igreja, nas pessoas de José Brendan Macdonald e Aparecida Paes Barreto.
O grupo Kairós-Nós Também Somos Igreja, é um coletivo formado por cristãos e cristãs, principalmente do Nordeste do Brasil, com perspectiva ecumênica e que se quer de caráter formativo, informático, celebrativo e atuante.
O Grupo foi iniciado em 1998, em torno de reuniões mensais na casa do teólogo Pe. José Comblin, a quem o grupo tem como principal referência em seu processo formativo sócio-eclesial. Devido ao interesse aí suscitado, e tendo em vista crescentes desafios atuais, o grupo decidiu, há vários anos, encontrar-se semanalmente, tendo como propósitos:
-discernir, debater e ajudar a enfrentar os velhos e novos desafios, seja no âmbito macro-social, seja ao interno dos caminhos e descaminhos da Igreja Católica e de outras Igrejas Cristãs;
-fortalecer e tornar mais afetivos e efetivos nossos laços organizativos, numa dimensão comunitária;
-estudar e refletir sobre livros do teólogo José Comblin, em especial os dedicados à compreensão da missão do Espírito Santo no mundo, na perspectiva da Teologia da Libertação, da qual ele é uma das primeiras referências;
-debater textos de outros teólogos e teólogas, tais como Hans Küng, Carlos Mesters, Ivone Gebara, Jon Sobrino, Leonardo Boff, Eduardo Hoornaert, Jean-Yves Leloup, Hugo Echegaray, etc.;
-intercambiar e refletir sobre relatos de nossas experiências de cidadãos e de cristãos junto às pessoas e às comunidades de distintos espaços de que participamos;
-fazer memória dos acontecimentos, numa perspectiva de mútua ajuda;
-fazer intercâmbio com pessoas e grupos de outros lugares, regiões e países, notadamente com os grupos de cristãs e cristãos empenhados na luta por mudanças libertárias na sociedade e nas igrejas;
-organizar periodicamente seminários, colóquios, fóruns de diálogo com outros sujeitos históricos.

O grupo inicia seu diálogo com a rede IMWAC desde 2009, por identificar-se com alguns dos objetivos do movimento internacional. A incorporação do Kairós-Nós Também Somos Igreja à rede IMWAC foi uma decisão coletiva e não interfere na autonomia e identidade do Grupo que movido no espírito do seguimento de Jesus, adota os pressupostos da Teologia da Libertação a qual tem no social sua grande marca.
O Kairós – Nós Também Somos Igreja, comunga dos ideais de uma Igreja que, num incessante esforço de mudança siga, na perspectiva do Evangelho e no espírito do seguimento de Jesus, a efetiva solidariedade e compromisso com a causa de libertação dos pobres, marginalizados e esquecidos, numa clara opção por um estilo sóbrio de vida, fora dos altos padrões de consumo, e de modo a testemunhar amorosidade em relação à natureza, aos humanos e a toda a comunidade de viventes, em especial os mais desprezados: as crianças, as mulheres, os jovens, os povos indígenas, os povos afrodescendentes, os camponeses...
Acredita ainda que a “Ecclesia semper reformanda” não se limita apenas a comunidade eclesial mas que cada uma, cada um de nós, é chamado a uma contínua e profunda renovação.

No dia 26/10/12 (sexta-feira)
Acolhida. Partilha de experiências. Resumo geral das atividades, com debate. Conversa informal.
Durante a partilha e de acordo com o documento do Kairós-Nós Também Somos Igreja, encaminhado ao IMWAC, alguns pontos foram socializados, a saber: - quem somos; - o que entendemos por uma Igreja em mudança; - o que vimos fazendo; - o que propomos aos demais participantes desse Encontro.

No sábado (27/10)
1. Prece na Capela;
2. Relato das atividades internacionais, passado e futuro. Sumário das atividades internacionais do passado; Coleta de sugestões para ações futuras.
3. Christian (Alemanha) fez uma retrospectiva das ações do IMWAC, enfatizando as mais marcantes entre 1995 a 2012. Apresentou-se a intenção de produção de um vídeo sobre a trajetória do IMWAC e a participação na imprensa. No debate, houve relato das experiências vividas, a exemplo das “celebrações sem padres”, ressaltada por Marleen (Holanda).
4. Como atividades específicas: Foram apresentadas e debatidas entre os presentes questões relativas ao Concílio 50 (2015) e preparação para um possível Conclave. Apresentar à imprensa, o Papa e a Igreja que queremos para o terceiro milênio.
“As pessoas querem uma igreja democrática e que viva a fé junto das outras pessoas, mesmo sem ser pelo caminho dos Bispos. O IMWAC tem que se fazer presente também ao lado do povo; tem que atuar não só na Igreja mas junto as pessoas e voltado para os problemas do mundo”.
Frei Bento havia comentado anteriormente que “o relatório do Brasil havia ficado muito bom, sucinto e completo”.
5. Findo o relato das experiências passadas, vieram as perspectivas futuras, colocando-se as metas a serem atingidas em 10 anos:
- As pessoas querem a mudança da sociedade, a mudança da democracia, e não tem nenhum interesse em sínodo de bispos.
- IMWAC deve estar presente e ao lado dos que querem mudanças.
- E promover uma Ação Urgente – em nível nacional e internacional
- Sinal do tempo. IMWAC como a sua voz!
6. Foram definidos três Grupos de Trabalho para apresentar propostas sobre as Perspectivas Futuras:
- Da delegação brasileira, José Brendan Macdonald ficou incumbido de preparar o documento "Uma Igreja comprometida para os tempos vindouros". O documento, em fase de elaboração vem sendo remetido a Pedro Freitas e aos demais membros do grupo de trabalho (Ana Vicente, Anne Helene Utgaard, Jean Pierre Schmitz, Christian Weisner e Martha Heizer) para possíveis modificações, se tidas como necessárias.
7. Palestra seguida de debate - “Shall we stay or shall we go? Letter and Spirit of 2nd Vatican Council” -, com a Dr.ª Teresa Toldy (teóloga feminista, professora de Ética na Universidade Fernando Pessoa):
- “Vamos ficar ou nos iremos? Carta e Espírito do Concílio Vaticano II”

No dia 28/10 (domingo)
1. Prece na Capela;
2. Definição da estrutura interna do IMWAC, ficando assim:
 (Presidente): Martha Heizer martha.heizer@uibk.ac.at
(Contato com a Mídia): Christian Weisner weisner@we-are-
church.org
 (Tesoureiro): Kaare Joergensen ruebnerjo@webspeed.dk
 (Secretário de Divulgação): Didier Vanhoutte dvanhoutte@club-
internet.fr, José Brendan Macdonald jobremac@gmail.com
 (Secretário de Internet): Pedro Freitas pjfreitas@gmail.com
 (Representante do projeto Conclave ) : Anthony Padovano
tpadovan@optonline.net
 (Representante do projeto Concílio 50): Vittorio vi.bel@iol.it
3. Celebração eucarística presidida por Frei Bento
4. Encerramento.

Lista de links relacionados e de interesse:
Kairós-Nós Também Somos Igreja: http://kairosnostambemsomosigreja.wordpress.com/
Teologia Nordeste: http://www.teologianordeste.net/
Instituto Humanitas Unisinos – IHU: http://www.ihu.unisinos.br/
Consciência Net: http://www.consciencia.net/
Adital: http://www.adital.com.br/site/index.asp?lang=ES
Amerindia: http://amerindiaenlared.org/
Movimento Internacional Nós Somos Igreja (International Movement We Are Church – IMWAC): http://im-wac.blogspot.pt/
Nós Somos Igreja – Portugal: http://we-are-church.org/pt/
Nós Somos Igreja – França: http://www.nsae.fr/
França: http://fhedles.fr/
Nós Somos Igreja – Itália: http://we-are-church.org/it/
Nós Somos Igreja/ Alemanha: http://www.wir-sind-kirche.de/
Nós Somos Igreja – Áustria: http://www.wir-sind-kirche.at/content/
Nós Somos Igreja – Estados Unidos: http://we-are-church.org/us/
Nós Somos Igreja – Reino Unido: http://www.wearechurch.blogspot.co.uk/
Nós Somos Igreja – Suécia: http://katolskakyrkan.110mb.com/
Nós Somos Igreja – África do Sul: http://wearechurchsa.blogspot.com.br/
Nós Somos Igreja – Irlanda: http://we-are-church-ireland.org/
Nós Somos Igreja – Noruega: http://ogsavierkirken.no/
Nós Somos Igreja – Dinamarca: http://www.veok.dk/
Conferência de Liderança de Mulheres Religiosas (LCWR): https://lcwr.org/
Padres Casados (Married Priests) - http://www.marriedpriests.org/