IGREJA-SOCIEDADE ALTERNATIVA

A explicação do sentido desse título, está em ARQUIVO DE POSTAGENS, out. 29 de 2011

sábado, 12 de dezembro de 2009

O jovem CLERO também detona as CEBs? (p 23)

As caracteristicas da atual tendência pastoral,apontadas pelo pe.José Marins e que fiz constar no meu post anterior, integram geralmente os chamados "Movimentos," cujos exemplares mais destacados hoje são a Renovação Carismática Católica, e os "rebentos" dela brotados,com coloridos próprios.

Encerrei meu ultimo post, anunciando que hoje eu iria trazer a continuação do trecho da "Carta Desabafo", em que o Marins descreve a formação do JOVEM CLERO,sendo os requisitos que conduziriam a um adequado despertar e consolidar das CEBs inaptos para isso.

Escreve ele: " O jovem CLERO está sendo formado para o sucesso da instituição eclesial,as vezes para sua burocracia,"ortodoxia",prescrições das rubricas litúrgicas (o que é só do padre, o que é do diácono, o que é do povo na liturgia - Eu sou a autoridade religiosa deste lugar, eu é que vou decidir isso!").

São preparados com uma Eclesiologia vertical, sem reino:
* funcionários orientados a tarefas imediatas (sacramentos,bênçãos,catequese);
* acomodados: telefone celular, carro, computador,férias, viagens, aparelho de som,roupas litúrgicas (mais fácil preparar uma noiva &hellip);
* informados mas não formados. Nenhuma gota de suor ou de sangue tiveram de gastar para o modelo de Igreja em que se encontram.Ficam fora da história e por isso falam para ninguém.
* visão bíblica fundamentalista, fora da realidade;
* carreirismo."

Observação do administrador: Discordo do Marins na qualificação de "acomodados", pelo fato de usarem os objetos citados que são hoje instrumentos de trabalho quase indispensaveis. A sofisticação dos modelos, sim, poderia ser criticada.