IGREJA-SOCIEDADE ALTERNATIVA

A explicação do sentido desse título, está em ARQUIVO DE POSTAGENS, out. 29 de 2011

sábado, 20 de fevereiro de 2010

A EUCARISTIA como não nos contaram. (p28)

A doutrina católica sobre a Eucaristia que nos ensinaram e continuam ensinando, registrada no Catecismo Católico, não está tão de acordo com o Novo Testamento como afirmam. O livro do frei Isidoro Mazzarollo de que falei no post passado, faz outra interpretação bíblica a respeito.Mas quem é esse frei? Pertence a ordem dos frades capuchinhos.É licenciado em filosofia, teologia,
doutor em Sagrada Escritura com especialização em línguas bíblicas. Tem mais de vinte livros publicados sobre temas bíblicos, é professor em Institutos e faculdades de teologia, alem de ser editor da revista Atualidade teológica
e membro da Associação Brasileira de Pesquisa Bíblica.
Qualificado assim o autor, sua interpretação me parece confortavelmente segura.
Na Introdução ele diz :"Sem querer responder a todas as perguntas histórico-críticas a respeito da Eucaristia, tanto menos criar mais discussões a respeito, nossa atenção se volta para uma leitura contextualizada,da abrangência e da importância da Eucaristia como memorial de Jesus."
Mais a frente diz:"Fizemos o possível para seguir do melhor modo o rigor metodológico da pesquisa e oferecer uma visão bíblica como ponto de partida.
...Nossa proposta se limita ao campo da releitura bíblica".

O autor divide o livro em três capítulos. No cap.1 aborda questões introdutórias como, a ALIANÇA no contexto do Antigo Testamento; a NOVA ALIANÇA no evangelho de Lucas, que considera o mais teológico e que melhor relata a "última ceia". Por isso usa 30 páginas para analisar vários aspectos do evangelho de Lucas inclusive a instituição da Eucaristia.
No capítulo 2 aborda: A Eucaristia como Memorial Novo e Definitivo. No capítulo 3 , Propostas de hermeneutica.

Nos próximos seis ou sete posts vou trazer tópicos do seu livro.E no final acho que você vai concluir como eu: isso é de fato a Eucaristia e não essa que o chamado Magistério da Igreja católica, apresenta.