IGREJA-SOCIEDADE ALTERNATIVA

A explicação do sentido desse título, está em ARQUIVO DE POSTAGENS, out. 29 de 2011

domingo, 16 de maio de 2010

A Eucaristia como não nos contaram cont. (p39)

Este é o último post com citações de textos do frei Isidoro.Nele a conversão é vista por ele como exigência indispensável para participar do memorial de Jesus, conversão quer individual, quer comunitária. Além da conversão, os compromissos.


"Sem conversão não existe empenho nem compromisso. O Reino de Deus é feito de compromissos e empenhos pessoais e comunitários.É a celebração desses envolvimentos que nos permite aproximar a vida do memorial de Jesus, que é um estar perto do mundo e perto do Pai,tendo em tudo os sentimentos que Ele teve e cultivou (Fl 2,5)

Num olhar crítico,mesmo que superficial para a realidade que nos cerca,não tememos afirmar que os sinais de conversão são pequenos. A nossa geração não apenas reproduz os erros de gerações anteriores, mas acrescenta-lhes outros. Não apenas na dimensão da fé cristã, mas de modo particular no que concerne à justiça,à dignidade da vida e ao desenvolvimento dos povos.


No horizonte da nossa realidade atual,podemos constatar um grande abismo entre a proposta de Jesus e a vida quotidiana dos cristãos.A Eucaristia é uma realidade destacada da vida.A participação à celebração, como memorial do Senhor Jesus, apresenta pouco efeito profético de modo particular na dimensão da justiça, da verdade e da misericordia. Na ceia com os discípulos, Jesus deve ter recapitulado e celebrado os momentos principais de sua missão.Nosso questionamento está na consciência e na compreensão da Eucaristia como momento de celebração e retomada da vida.A Eucaristia é a páscoa de toda vida.

...É mister devolver ao memorial o significado fundante que foi dado por Cristo e assumido pelas primeiras comunidades.

...Entendemos ser necessária uma formação permanente capaz de transformar a vida e as suas relações sócio-político-económicas para os fieis e para os agentes.Sem a dinâmica da vida em celebração será difícil compreender a eucaristia como memorial.

...Há necessidade de partir deste horizonte bíblico da eucaristia e reforçar a sua transmissão na catequese, na pastoral e na ação litúrgica; operacionalizar uma renovação evangelizadora,que devolva a Eucaristia a sua dimensão do memorial da vida e não apenas como celebração bíblica".

Textos tirados do livro A Eucaristia como Memorial da Nova Aliança:autor frei Isidoro Mazzarolo; editora PAULUS.

No próximo post que pode sair daqui a duas semanas começarei a dar minhas impressões sobre os textos que apresentamos durante todas essas semanas passadas.