IGREJA-SOCIEDADE ALTERNATIVA

A explicação do sentido desse título, está em ARQUIVO DE POSTAGENS, out. 29 de 2011

sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Onde está a verdadeira crise da Igreja, cont. (p 87)

Segue o último comentário meu ao artigo já postado aquí do Leonardo Boff 

4º Comentário
Ainda no primeiro parágrafo do seu artigo, Boff escreve:" Atualmente, ela (a Igreja) comparece como defasada da cultura contemporânea e em forte contradição com o sonho de Jesus..." Outros escritores tem dado o mesmo diagnóstico. O teólogo José Castillo vai mais longe, em artigo que publiquei neste blog: " A Igreja institucional está inadata  na sociedade e na cultura atual.
O cristianismo precisa se apresentar em perfeita coerência com a maneira de pensar e com a forma de viver da grande maioria das pessoas do nosso tempo".

Mas,esquecido,quem sabe, do que escreveu, o próprio Castillo declara no artigo Evangelho e Religião:" ...a religião é um fato cultural ao passo que o Evangelho é um fato contracultural. O fato religioso...é sempre um fato que nasce dentro de uma cultura e sempre está marcado por essa cultura...Pelo contrário, o Evangelho é sempre um movimento que interpela os ouvintes da Palavra (que é Jesus) a confrontar-se com não poucos elementos próprios da cultura, como são por exemplo, o exercício do poder, as leis sobre a propriedade dos bens,os privilégios dos notáveis, o uso do dinheiro, as relações de parentesco, etc."

Afinal, a Igreja deve ou não deve se adatar à cultura contemporânea ?? As expressões acima sugerem as duas posições. Reina ambiguidade.Não sei como cada um desses dois autores explicaria essas aparentes contradições. Mas o que eu sei é que para mim, o conceito de " Igreja sociedade de contraste"que o biblista Gerhard Lohfink desenvolve (ver FONTES na coluna da direita) a partir da Bíblia,  responde plenamente à questão de "a igreja se adatar ou não", e é de uma coerência e de uma propriedade que  não me deixam dúvidas.

Como já abordei esse conceito do Lohfink neste blog em 2010, ( 4 de novembro nº p 56) vou apenas relembrá-lo resumidamente para que você mesmo depois julgue se a Igreja deve se adatar ou não.

No projeto de salvação,segundo a Bíblia, Deus escolheu um povo para , com seu modo exemplar de viver de acordo com a vontade de Deus, irradiar uma tal atração junto aos outros povos, que estes buscariam  Israel ("peregrinação das nações") para poder imitá-lo e assim interromper seus passos rumo à perdição. Obviamente a vivência de Israel teria que ser muito diferente das outras nações que praticavam o mal, isto é, teria que ser uma "sociedade de contraste com os povos restantes". Israel falhou nesta sua missão. Mas Jesus preparou os discípulos para darem continuidade a esse plano de salvação. Assim, as comunidades neo-testamentárias se compreenderam como continuidade da missão de Israel e como contrastantes com o mundo pagão à sua volta, que era principalmente a cultura greco-romana.

De fato, as pequenas comunidades cristãs dos primeiros séculos irradiavam tal fascínio com seu modo de viver - vede como se amam! - que convertiam só pelo seu exemplo, milhares de pessoas que viviam em culturas com valores opostos aos valores cristãos. A cultura greco-romana chegou a ser penetrada de tal forma pelos valores cristãos que os imperadores Constantino e Teodósio capitularam diante do fermento renovador do Evangelho e fizeram as pazes com a Igreja. Isso tudo porque a sociedade cristã era reconhecidamente, visível e palpavelmente uma sociedade alternativa, de contraste com o mundo restante. 
Mas de lá para cá, aos poucos deixou-se penetrar por valores pagãos, riquezas, poder etc., deixou de preservar sua fisionomia, foi perdendo seus contornos, se adatando sempre mais à sociedade restante, sua luz se apagando, seu sal tornou-se insosso e assim não pode e não transforma mais  o resto da sociedade.  Exatamente porque a Igreja não existe para si mesma, mas única e exclusivamente para o mundo, ela não pode tornar-se mundo, mas deve preservar sua própria fisionomia.

Mas será que Boff e Castillo aos dizerem que a igreja está "defasada da cultura  contemporânea" (Boff), ou "inadatada na sociedade e na cultura atual" (Castillo), entendem que a Igreja está sendo uma verdadeira  sociedade de contraste ? Não parece: o Boff declara "que está em forte contradição com o sonho de Jesus". E o Castillo:"O Evangelho vem de Jesus Cristo.A religião não vem de Jesus Cristo ...no cristianismo, a presença da religião é mais forte e mais determinante que o Evangelho, que teria que ser a força de contestação e transformação da nossa cultura do Ocidente, que é, até hoje a cultura dominante num mundo sobrecarregado de desigualdades, injustiças e violências."

Então, a Igreja deve ou não adatar-se à cultura contemporânea? Eu já decidí. Agora, com a palavra, você leitor.