IGREJA-SOCIEDADE ALTERNATIVA

A explicação do sentido desse título, está em ARQUIVO DE POSTAGENS, out. 29 de 2011

sábado, 5 de fevereiro de 2011

Evangelho e Religião, ainda. (p 65)

Estou de volta.

Você leitor ou leitora, teve sua paciência e perseverança premiadas ao acompanhar os últimos 14 posts: o artigo do teólogo JM Castillo que transcrevi na integra. Penso que assim como aconteceu comigo, você também se abriu para um novo e luminoso descortinio do controverso fenómeno, Evangelho versus Religião.



Eu não tinha ainda terminado de publicar os últimos posts do Castillo e uma surpresa surgiu; outro teólogo competentíssimo e conhecidíssimo nosso, o padre José Comblin, belga mas que trabalha no Brasil, no Nordeste, há muitas décadas, está com 83 anos, tematiza algumas das ideias básicas pautadas no artigo do Castillo. Ele fez isso numa Conferencia na Universidade Centro Americana na república de El Salvador. O site do IHU Online divulgou a conferencia. Quem quiser poderá -la na íntegra, abrindo a página inicial do IHU com o seguinte endereço: www.ihu.unisinos.br/index.php e na janelinha de BUSCA NO IHU, onde está escrito, palavra chave, digitar o título do texto que é: O que está acontecendo na Igreja. ou só, José Comblin.

O Comblin como clérigo, pois o Castillo é leigo, aborda os temas corroborando a mesma linha do Castillo, mas enriquecendo-a com outros aspectos.

Não vou divulgá-lo na íntegra porque teria que dividi-lo em mais 10 ou 12 posts. Isso inviabilizaria meu blog para uma próxima atividade. Mas vou utilizar trechos da conferência em alguns posts.



O Castillo tomou conhecimento dessa conferência do Comblin e logo fez um comentário dela no seu blog, Teologia sin Censura, em 27 de outubro de 2010. O site do IHU Online o publicou com o título: Evangelho e Religião.

Nele, Castillo diz que o texto da conferência de Comblin "está circulando profusamente na Internet". E acrescenta: "O tema que Comblin propôs é estimulante e dá o que pensar, como já indica o título do tema que tratou: O que está acontecendo na Igreja ?"

No próximo post vou transcrever parte desse comentário do Castillo.