IGREJA-SOCIEDADE ALTERNATIVA

A explicação do sentido desse título, está em ARQUIVO DE POSTAGENS, out. 29 de 2011

sábado, 31 de outubro de 2009

UM ESCLARECIMENTO ENFÁTICO (P 17)

Interrompo momentaneamente a questão da autonomia das CEBs para fazer uma

DECLARAÇÃO ENFÁTICA E CATEGÓRICA
O título deste blog que define sua principal intencionalidade é IGREJA-SOCIEDADE ALTERNATIVA.
O que eu entendo e desejo que você entenda com esse título? O seguinte: a Igreja católica como está hoje, não se apresenta como sociedade alternativa.Deveria ser.Não coloquei sinal de igualdade (=) mas (-). Ela frustrou seu papel fundante de dar testemunho de uma nova sociedade segundo o Evangelho.
O meu objetivo maior com este blog não é, como possa parecer, apenas a reforma da Igreja em si, como um fim, mas a coloco como um meio para despontar uma nova sociedade (como diz o título do 1º post em 28.07.09 )

O meu objetivo é contribuir na construção do Reino de Deus, o que equivale exatamente à construção de uma sociedade diferente, alternativa, dessa em que vivemos.
Na prática é a transformação da sociedade rumo à um socialismo democrático igualitário, como vivenciavam as comunidades cristãs dos primeiros séculos mais próximos de Jesus Cristo e dos apóstolos.

Por isso faz pleno sentido a advertência de G.Lohfink, também colocada no meu post inicial:
"O mundo só pode ser transformado se o povo de Deus se transformar a si mesmo. Não se pode querer libertar outros, se no próprio grupo, não brilhar a liberdade.Não se pode pregar conversão social aos outros,se não se vive numa comunidade que tenta realizar a nova sociedade do Reino de Deus" (pag. 171)

Proximamente mostrarei o que o Novo Testamento entende por "povo de Deus".