IGREJA-SOCIEDADE ALTERNATIVA

A explicação do sentido desse título, está em ARQUIVO DE POSTAGENS, out. 29 de 2011

sábado, 24 de abril de 2010

A Eucaristia como não nos contaram cont. (p 36)

A vida da comunidade e a fraternidade novamente em foco no novo texto do frei Isidoro, cujo título no original é "A Eucaristia dos cristãos."

"A páscoa de Cristo foi o "ideal" (a páscoa perfeita) .No real da vida quotidiana, o cristão tem como meta essa páscoa de Cristo. Na sua páscoa, Jesus faz a ação de graças com a própria vida (Jo 10,1s).Na páscoa dos cristãos, entre a antropologia e a fé, se estabelece uma tensão semelhante àquela de Jesus (Lc 22,41-45). ...a fração do pão compromete os cristãos à vida comunitária,com suas tensões e crises decorrentes (At 6,8-15; 7,55-60; 12,1-25).
O eixo central das primeiras comunidades,o qual se externava nas celebrações eucarísticas, era a fraternidade.Por isso acreditamos que quando Paulo faz as advertências à comunidade de Corinto (1Cor 10-11) não são apenas questões de liturgia,rito ou separação entre "refeição do Senhor" e banquete fraterno pós-culto que entram em polêmica.Havia problemas maiores diante dos quais a ceia se tornava indigna... A ceia do Senhor é expressão dessa vida vivida em comunhão;sem ela a ceia será um sinal da hipocrisia e falsidade.Essa é a dinâmica da tradição cristã da eucaristia confirmada por muitos testemunhos (Cf.At 2,42-47;Rm 1,8;1Cor 1,4)"
"A liturgia eucarística é o segundo momento,porque nela celebra-se o primeiro momento, a vida da comunidade" (J.Ernst ).

Autor:frei Isidoro Mazzarolo;A Eucaristia como memorial da nova aliança. Editora PAULUS.

Vida em comunhão !!!
As iniciativas concretas das paróquias costumam ter como objetivo prioritário, facilitar,estimular a vida em comunhão (viver como irmãos e irmãs ) dos cristãos ?! O que diz a sua experiencia? A minha não é animadora !