IGREJA-SOCIEDADE ALTERNATIVA

A explicação do sentido desse título, está em ARQUIVO DE POSTAGENS, out. 29 de 2011

sexta-feira, 30 de setembro de 2011

SIGNIFICADO DE IGREJA-SOCIEDADE ALTERNATIVA (p75)

Você talvez já se terá perguntado:"O que significa Igreja-sociedade alternativa? Por que o blog tem esse título?" Pode até ser que você tenha procurado nas postagens anteriores alguma explicação consistente. Não tem mesmo. Falha minha! Hoje me redimo. Adio o texto prometido sobre o sacerdócio para as mulheres, e me apresso com a explicação omitida.

Muitas canções, preces e textos litúrgicos e catequéticos rotulam os batizados frequentadores das igrejas como POVO DE DEUS. Pode ter algum sentido nisso. Mas quem pode, com autoridade, precisar o sentido justo desse conceito, é o Antigo e especialmente o Novo Testamento.
Quem vai me guiar daqui para frente nos comentários, é o mesmo que me inspirou para adotar esse título para o Blog: o conceituado exegeta Gerhard Lohfink, pelo seu livro Como Jesus queria as comunidades ? A dimensão social da fé cristã, das Edições Paulinas. Vou juntar aqui vários pequenos textos dele, mas resumindo e adatando.

Na Bíblia, povo de Deus. não significa o estado de Israel; nem é a comunidade espiritual dos devotos. Povo de Deus é aquele Israel que tem consciência de ser eleito e chamado por Deus, com toda sua existência, portanto também na sua dimensão social e que segundo a vontade de Deus deve se distinguir de todas as nações.Deve ser um povo santo com uma ordem social que o distingue das outras nações; ordem social que Deus lhe concedeu e que está em nítido contraste com os outros povos. O exemplo fascinante dessa ordem social deveria atrair os outros povos a seguir-lhe o exemplo e assim se realizaria a salvação de Deus para com a humanidade transviada.

Jesus veio reconstituir e renovar esse Israel que fugia de sua missão de viver a ordem social do Reino de Deus como sociedade de contraste ou alternativa. Contraste, na época, com o modo de viver principalmente dos romanos que dominavam militarmente a Palestina. O contraste devia se dar não por maneiras exóticas, singulares ou aberrantes mas pela radicalidade em levar a sério os apelos do reino de Deus, como a prática da não violência ao extremo, ou/e a renúncia ao domínio e exploração dos outros em todas as suas formas e tudo mais que consta no paradigmático sermão do monte. A perspectiva visada era a configuração de uma NOVA SOCIEDADE, ALTERNATIVA, em nítido contraste com as sociedades do mundo de ontem e de hoje ainda marcadas pela violência, dominação, falsidade e que sei mais. O exemplo fascinante dessa nova sociedade deveria revolucionar o mundo perdido para salvá-lo.

Os discípulos de Jesus que formaram as primeiras comunidades, compreenderam o sentido da atividade renovadora de Jesus e a assumiram em continuidade, por alguns séculos. Com o edito de Milão, em 313, começou a diluição do contraste.
Hoje a Igreja como um todo, está longe,muito longe de se apresentar como SOCIEDADE ALTERNATIVA. Se você quiser saber, POR QUE? coloque nos Comentários no final deste texto e responderei.
A intenção deste blog, é ajudar um pouquinho a Igreja a voltar a ser o verdadeiro Povo de Deus, uma sociedade alternativa de contraste para salvação da humanidade.

Na semana próxima volto com o prometido tema sobre o sacerdócio para as mulheres.