IGREJA-SOCIEDADE ALTERNATIVA

A explicação do sentido desse título, está em ARQUIVO DE POSTAGENS, out. 29 de 2011

sábado, 28 de novembro de 2009

Leitura POPULAR da Bíblia e o CEBI (p 21)

Novas formas de ser Igreja, supõe, como falei no 1º post, NOVAS FORMAS DE LER A BIBLIA.
Na Igreja dos pobres, ressurreição da verdadeira Igreja, a leitura e interpretação da Bíblia é feita sob a ótica dos marginalizados e oprimidos. Não é neutra. Chama-se Leitura Popular da Bíblia.
Quem no Brasil está divulgando essa prática é o CEBI.
O Centro de Estudos Bíblicos (CEBI) é uma associação ecumênica de pessoas, que tem por objetivo promover a Leitura Popular da Bíblia. O CEBI concentra-se em três frentes principais de atuação: formação bíblica de pessoas que atuam em comunidades e movimentos sociais; produção e difusão de literatura bíblica de e para comunidades cristãs de base; articulação solidária e cooperativa de pessoas e grupos em favor da justiça social, da dignidade humana e da preservação da biodiversidade e do meio ambiente.
Fundado em 20 de julho de 1979, está fazendo 30 anos de continua expansão e ação. A base constitutiva do CEBI está nos estados e nos polos regionais. É lá que acontece o trabalho bíblico nos setores populares. Sua identidade está diretamente ligada ao seu jeito de trabalhar com a Bíblia, que leva sempre em consideração, a realidade, o texto bíblico e a comunidade. Pela própria natureza do método, isso significa uma permanente abertura às novidades que a relação vida e Bíblia e Bíblia e vida revela.
Por que Leitura POPULAR?
A constatação de que o lugar social em que se encontra o leitor da Bíblia condiciona sua visão interpretativa se destacou nas últimas décadas.O lugar social desta leitura tem as seguintes caracteristicas: "1. Situação de "cativeiro";2. Caminhada e luta de libertação; 3. Vida e fé misturadas numa unidade; 4. Fé a serviço da vida que se liberta... Antes a Bíblia estava sempre junto dos que ensinam, mandam e pagam, e confirmava-os, assim, no saber com que ensinavam, no poder com que mandavam e na posse do dinheiro com que pagavam. Agora, A Bíblia se mistura na vida dos que são ensinados, mandados e pagos e estes estão descobrindo que não é a Bíblia que confirma os outros...Descobrem exatamente o contrário daquilo que sempre se considerou como sendo doutrina confirmada pela Bíblia." (Carlos Mesters, Flor sem defesa, pag.45)
Fica claro pois, que a Bíblia pode ser lida de 2 lugares sociais condicionando 2 óticas: a do opressor e a do oprimido e esta se chama Leitura POPULAR.