IGREJA-SOCIEDADE ALTERNATIVA

A explicação do sentido desse título, está em ARQUIVO DE POSTAGENS, out. 29 de 2011

quarta-feira, 12 de agosto de 2009

CINCO PONTOS. (p3)

Continuo focando o item da minha pauta sobre NOVA MANEIRA DE ORGANIZAR A IGREJA.

Como prometi, seguem os 5 pontos que estavam na petição ao Papa para a reforma da Igreja, promovida pelo IMWAC.

UMA IGREJA DIALOGAL

  • que reconheça a igualdade entre todos os batizados e as batizadas.
  • que reconheça o direito de voz e voto das Igrejas Locais na nomeação dos seus dirigentes e representantes.

UMA IGREJA QUE RESPEITE AS MULHERES

  • que as mulheres tenham voz e voto em todas as instâncias eclesiásticas
  • que as mulheres tenham pleno acesso aos Ministérios Eclesiais
  • que seja reconhecida a contribuição essencial das mulheres na construção do Reino de Deus

UMA IGREJA TODA MINISTERIAL

  • que seja reconhecido o direito que as comunidades tem, de celebrarem a Eucaristia com suas próprias lideranças
  • que o exercício do ministério Presbiteral seja desligado da obrigatoriedade do celibato.

UMA IGREJA SADIA

  • que valorize a sexualidade como profunda dimensão constitutiva da existência sadia dos seres humanos.
  • que reconheça que a moralidade não se reduz à sexualidade, mas atinge todas as dimensões da existência humana
  • que reconheça a capacidade dos homens e das mulheres de tomarem decisões responsáveis no campo da reprodução humana
  • que respeite a escolha consciente das pessoas, com relação a sua sexualidade e afetividade

UMA IGREJA DE AMOR

  • que o critério de acompanhamento da vida e reflexão das fieis e dos fieis seja ajuda, encorajamento e solidariedade, e não imposição de normas restritivas que criam culpa e medo
  • que as pessoas divorciadas recasadas, os padres casados e outras pessoas marginalizadas pela Hierarquia, encontrem na igreja compreensão e respeito à sua opção e atuação na comunidade.

Você acha que nós leigos, precisaríamos alertar a hierarquia sobre algumas questões aqui incluídas? Não lhe parece que fluem com clareza do Evangelho e da tradição das primeiras comunidades e ela insiste em não enxergar? Ou melhor, provavelmente enxergue, mas falta coragem de enfrentar as muitas dificuldades que vai encontrar quando quiser se modificar.

Novo modo de organizar a Igreja. (p2)

Novo modo de organizar a Igreja

A preferência por esse tema se justifica, antes de outras abordagens, porque ao menos na atual estrutura da Igreja Católica (das outras cristãs... ? ), é muito difícil a formação de uma comunidade cristã autenticamente evangélica, inspirada nas comunidades dos primeiros séculos.

Sabe por quê? Porque só há comunidade onde há co-responsabilidade e co-participação. Mas numa igreja fortemente clericalizada como a católica, o centralismo e o autoritarismo tornam a comunidade quase inviável.

Por isso vou ter que abordar o tema clericalismo em muitos post.

É bem provável que você não tenha conhecimento do Movimento Internacional Nós Somos Igreja. É mais europeu;.é também identificado pela sigla IMWAC, abreviação de International Movement We Are Church . Se você digitar no site de busca Google essa sigla, vai descobrir como esse movimento é atuante.

Como ele irrompeu? Áustria, Viena. Década de 90. Um alto dignitário da igreja católica torna-se pivô de um grave escândalo. O clima de descontentamento com os rumos da Igreja que já era notório, deu um salto. Queriam mudanças. Alguns redigiram uma “Petição do Povo de Deus” dirigida ao Papa pedindo reformas na Igreja. Começada a subscrição a coisa logo “pegou fogo”.Se alastrou pela Alemanha e daí para o resto da Europa. Pulou o oceano e percorreu os EEUU. Ao mesmo tempo em que se coletavam assinaturas, formavam-se comissões e debates. Surgiram Comissões Nacionais e virou Movimento Internacional organizado. Algumas cidades do Brasil também receberam listas.

As reformas pretendidas se distribuíam em 5 aspectos, mas nenhum sobre verdades de fé eclesial; apenas organização e atitudes práticas da instituição eclesiástica .

Em próximos posts vou apresentá-los.

Agora, veja que fim levou a “petição”. Ao constatar o volume colossal de assinaturas, representantes de alguns paises signatários decidiram organizar uma peregrinação a Roma para entregar solenemente ao Papa João Paulo II. No dia 11 de outubro de 1997, 35° aniversário da abertura do Concílio Vaticano II, cristãos de varias partes do mundo se concentraram em Roma, portando caixas e mais caixas com mi- lhões de petições assinadas. Bateram na porta do Vaticano. O Papa não os recebeu. Alguém recolheu as caixas e... ?

Que atitude!!

Como você pode constatar no Google, apesar desse “tapa na cara pontifício” o Movimento continua atuante e dialogante na Europa. Um exemplo!

Ele publicou um “Manifesto do Povo de Deus”, desenvolvendo o porquê da necessidade de reformas na Igreja Católica.Romana. Excelente!

Nos posts seguintes vou me valer muito dele.

UM CAMPING COM MAIS FIRMEZA (p1)

" Uma pesquisa inédita do instituto alemão Bertels-mann Stifung realizada em 21 paises, revela que esse renascimento da religião está mais presente no Brasil que na maioria dos paises. O estudo mostra que o jovem brasileiro é o terceiro mais religioso do mundo , atrás apenas dos nigerianos e dos guatemaltecos. Segundo a pesquisa, 95% dos brasileiros entre 18 e 29 anos se dizem religiosos e 65% afirmam que são profundamente religiosos" (Revista EPOCA de 15/06/09 pag.66) Parece que esses/essas jovens estão buscando assentar sua barraca em terrenos com mais firmeza. Pois este blog, gostaria de mostrar a eles e elas, um camping com esse perfil. Vou tentar mostrar aqui NOVAS FORMAS DE SER IGREJA Dentro do Centro Ecumênico de Documentação e Informação - CEDI - nasceu no começo da década de 1980 como um de seus programas, o NOVAS FORMAS DE SER IGREJA.( NFSI) Era um espaço de encontro e reflexão e documentação do "novo" que estava surgindo nas bases das igrejas, abrindo-se já, não apenas às CEBs católicas mas a outras experiências do mundo ecumênico. Participei dele, meio de longe, na década de 90. O CEDI parou como centro, mas continua na luta de muitos dos seus integrantes ainda vivos, por uma IGREJA ALTERNATIVA. Junto-me a eles, hoje, no intuito de caminhar nos passos de um dos seus expoentes , o Giancarlo Oliveri, que no seu livro IGREJA sonhos...ousadias...mudanças .retratou suas reflexões e sua prática e a da "fraternidade" que ele liderou até sua "ressurreição". A propósito do Encontro Nacional de CEBs - chamado Intereclesial - que aconteceu recentemente em Rondônia (Porto Velho), vou começar nossas conversas sobre Novas Formas de Ser Igreja, (NFSI) a partir justamente delas, das CEBs. O que é CEB? O Oliveri ( pag.21) responde: "Não se trata de uma "fórmula " de pastoral...ou de um jeito de revitalizar a Paróquia, mas de um "novo aparecer" (de uma "Ressurreição", diz Jon Sobrino) da Igreja dos Pobres em suas diversas formas. O que é a " Igreja dos Pobres" ou "Igreja popular" ? - Trata-se de um modelo de Igreja com hegemonia das classes populares e que assume portanto o "Projeto Histórico dos Pobres ." Pobres..., popular... Igreja popular...é provável que lhe despertem um certo desagrado, uma quase aversão, esses termos. Eu diria que nas atuais circunstancias isso é quase inevitável. Alem de não ser agradável em si uma vida de privações, a ideologia dominante do sistema capitalista que é o ar que respiramos a todo instante, insinua os atrativos da riqueza e do poder, da fama e do consumo, introjetando na gente uma aversão ao seu contrario. O antídoto para aliviar esse mal -estar, pode ser um pouco de reflexão com o Evangelho sobre como e porque o Jesus histórico, tratou com predileção os excluídos da sociedade do seu tempo. Continuando com o Oliveri: "...as CEBs não podem ser consideradas nem uma subdivisão da paróquia (setor,capela) nem um movimento no meio dos outros. Elas são outra forma de encarnação da Igreja, a visibilidade da Igreja que, por obra do Espírito, nasce do povo pobre e oprimido, sobretudo na América Latina e no Terceiro Mundo, buscando sua Libertação. Como disse Jon Sobrino, trata-se da " Igreja dos pobres, ressurreição da verdadeira Igreja". Os não pobres terão que repensar suas formas de solidariedade com os "preferidos de Deus" para acharem lugar neste tipo de Igreja. Uma Novas Formas de Ser Igreja (NFSI) supõe "novas formas" de fazer teologia, de ler a Bíblia, de analisar a sociedade; novas formas de ser pastor, de celebrar, de organizar a Igreja; novas formas de se fazer caridade etc.etc." (pág.22). Na seqüência vou abordar esses temas .Vou começar com o novo modo de organizar a Igreja.

Uma Nova Sociedade

NOVAS FORMAS DE SER IGREJA PARA DESPONTAR

Uma Nova Sociedade

" O mundo só pode ser transformado se o povo de Deus se transformar a si mesmo. Não se pode querer libertar outros, se no próprio grupo, não brilhar a liberdade.Não se pode pregar conversão social aos outros, se não se vive numa comunidade que tenta realizar a nova sociedade do Reino de Deus"(G.Lohfink pág. 190) " Jesus nunca convocou para uma mudança político-revolucionária da sociedade judaica. Mas a conversão que ele exige como conseqüência de sua mensagem do Reino de Deus, quer desencadear, dentro do povo de Deus, um movimento, frente ao qual, as revoluções costumeiras são uma bagatela" (Idem pág. 171)