IGREJA-SOCIEDADE ALTERNATIVA

A explicação do sentido desse título, está em ARQUIVO DE POSTAGENS, out. 29 de 2011

quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Novo modo de organizar a Igreja. (p2)

Novo modo de organizar a Igreja

A preferência por esse tema se justifica, antes de outras abordagens, porque ao menos na atual estrutura da Igreja Católica (das outras cristãs... ? ), é muito difícil a formação de uma comunidade cristã autenticamente evangélica, inspirada nas comunidades dos primeiros séculos.

Sabe por quê? Porque só há comunidade onde há co-responsabilidade e co-participação. Mas numa igreja fortemente clericalizada como a católica, o centralismo e o autoritarismo tornam a comunidade quase inviável.

Por isso vou ter que abordar o tema clericalismo em muitos post.

É bem provável que você não tenha conhecimento do Movimento Internacional Nós Somos Igreja. É mais europeu;.é também identificado pela sigla IMWAC, abreviação de International Movement We Are Church . Se você digitar no site de busca Google essa sigla, vai descobrir como esse movimento é atuante.

Como ele irrompeu? Áustria, Viena. Década de 90. Um alto dignitário da igreja católica torna-se pivô de um grave escândalo. O clima de descontentamento com os rumos da Igreja que já era notório, deu um salto. Queriam mudanças. Alguns redigiram uma “Petição do Povo de Deus” dirigida ao Papa pedindo reformas na Igreja. Começada a subscrição a coisa logo “pegou fogo”.Se alastrou pela Alemanha e daí para o resto da Europa. Pulou o oceano e percorreu os EEUU. Ao mesmo tempo em que se coletavam assinaturas, formavam-se comissões e debates. Surgiram Comissões Nacionais e virou Movimento Internacional organizado. Algumas cidades do Brasil também receberam listas.

As reformas pretendidas se distribuíam em 5 aspectos, mas nenhum sobre verdades de fé eclesial; apenas organização e atitudes práticas da instituição eclesiástica .

Em próximos posts vou apresentá-los.

Agora, veja que fim levou a “petição”. Ao constatar o volume colossal de assinaturas, representantes de alguns paises signatários decidiram organizar uma peregrinação a Roma para entregar solenemente ao Papa João Paulo II. No dia 11 de outubro de 1997, 35° aniversário da abertura do Concílio Vaticano II, cristãos de varias partes do mundo se concentraram em Roma, portando caixas e mais caixas com mi- lhões de petições assinadas. Bateram na porta do Vaticano. O Papa não os recebeu. Alguém recolheu as caixas e... ?

Que atitude!!

Como você pode constatar no Google, apesar desse “tapa na cara pontifício” o Movimento continua atuante e dialogante na Europa. Um exemplo!

Ele publicou um “Manifesto do Povo de Deus”, desenvolvendo o porquê da necessidade de reformas na Igreja Católica.Romana. Excelente!

Nos posts seguintes vou me valer muito dele.

Nenhum comentário: