IGREJA-SOCIEDADE ALTERNATIVA

A explicação do sentido desse título, está em ARQUIVO DE POSTAGENS, out. 29 de 2011

sábado, 8 de outubro de 2011

A Igreja precisa do sacerdócio também de mulheres?? (p76)

De muitos paises e com crescente insistência, tem chegado ao Vaticano, apelos que soam em síntese, assim: "Queremos o sacerdócio também para as mulheres." Mas por enquanto as cúpulas eclesiáticas estão firmes na manutenção do patriarcado como estilo de gestão e o sexo como dominação.
Mas mesmo cientes das punições por parte do Código de Direito Canônico e da hierarquia , o clamor não arrefece. Alguns se destacam nessa luta.
Roy Bourgeois, padre norte-americano da congregação Mary Knoll que já teve até uma indicação para Prêmio Nobel da Paz (por outras militâncias), demonstrava publicamente apoio ardoroso à ordenação de mulheres. Seus superiores deram 15 dias para se retratar ou seria expulso da congregação.
Wiliam Morris bispo católico da Austrália, num escrito pastoral, sugeriu como remédio para o
esvaziamento contínuo dos seminários, a ordenação de mulheres e homens casados. Foi
aposentado sumariamente pelo Vaticano, devido à sua sugestão, no entender dele. Mesmo tendo apoio de grande parte dos seus diocesanos.
Cerca de 400 padres e diáconos austríacos, através de Manifesto, apelam formalmente para a desobediência. Exigem reformas, o fim do celibato e mais da metade deles, também o sacerdócio feminino. Mais de 12 mil leigos manifestaram apoio a essa atitude de desobediência à igreja oficial.
Outros casos. O cardeal patriarca de Lisboa, declarou em entrevista: " Não há razões teológicas para excluir as mulheres do sacerdócio". Depois disso recebeu uma carta da cúria vaticana convocando-o para ir se explicar. Voltando, "amarelou".
Quando Bento 16 visitou Londres meses atrás, podia-se ler em cartazes nos ônibus urbanos:
"Papa, ordene mulheres já".
Nos EUA existe a organização "Roman Catholic Womenpriests", não reconhecida pela Igreja, que desde 2002 prepara e encaminha mulheres para serem ordenadas sacerdotisas e até bispas.
Alguns bispos católicos que se identificam com a causa, ordenam as candidatas. Trinta e cinco já se ordenaram e mais de cem se preparam. Não obstante todos estarem cientes que ipso facto, isto é, automaticamente, estão ecomungados.
O New York Times noticiou que mais de 150 padres espalhados por todo os EUA, assinaram uma declaração em que assumem a defesa de um colega, forçado a renunciar, depois de ter participado de uma cerimônia em que uma mulher foi ordenada sacerdotisa.
Durante a ocupação comunista da Checoslovaquia, bispos católicos convencidos de agir legitimamente, numa extrema emergência, ordenaram secretamente mulheres.

Esses são, como disse, apenas alguns casos mais destacados, coletados no noticiário do site IHU On line. Mas um dos primeiros e de maior significação foi o mega abaixo-assinado promovido pelo Movimento Internacional Nós somos Igreja, na década de 90, propondo reformas na Igreja, entre as quais também a ordenação de mulheres. Milhões de assinaturas foram entregues no Vaticano. Escrevi uma postagem sobre isso neste blog em 30 de julho de 2009 (p2).

Relatei tudo isso para concluir que eu também compartilho dessa opinião ???
Será??? Se você acompanhou as postagens deste blog, publicadas de 10 de junho de 2010 em diante (até 10 de agosto) já sabe o que eu penso (e não só eu) a respeito.
Se não leu e não for ler, aguarde as próximas postagens.