IGREJA-SOCIEDADE ALTERNATIVA

A explicação do sentido desse título, está em ARQUIVO DE POSTAGENS, out. 29 de 2011

domingo, 13 de junho de 2010

Batizar crianças "deu no que deu":o catolicismo de hoje. (p.42)

O gesto de derramar agua ou imergir nela dentro de um contexto religioso para sinalizar alguma mudança importante, já era usado antes da vinda de Jesus.
O próprio Jesus indicou que se repetisse também esse gesto (Mc 16,15-16 e Mt 28,18-20) como um sinal de plena adesão - conversão - a Ele.
O Novo Testamento - evangelhos e cartas - é a fonte mais categorizada para nos esclarecer sobre o sentido desse sinal ou sacramento.
E o que nos diz ele? Diz que o batismo cristão significa a passagem (páscoa) para o mundo novo de Cristo. É uma passagem (páscoa) da morte (homem velho) para uma vida nova (homem novo); um nascer de novo.

Elementos essenciais do batismo em etapas:
Primeira - o adulto "ouve", discerne os convites para aderir ao Jesus Cristo do Evangelho (boa nova);
Segunda - a pessoa acolhe, aceita (ou não) essa boa-nova:é a resposta de fé;
Terceira - como sinal (sacramento) dessa aceitação recebe o batismo num contexto comunitário cristão.
Com isso,torna-se uma nova criatura (nova vida ) incorporada em Cristo.Essa nova vida,porem, só vicejará e frutificará se esse "sinal" for ao mesmo tempo a senha de entrada numa autêntica comunidade cristã.Entrada na sociedade do novo Povo de Deus, a Igreja.
" Revestir-se do Homem Novo é entrar na comunidade cristã e adotar os seus modos de viver" (José Comblin).

Diante de toda essa teologia bíblica exposta até aqui,e de aceitação consensual, fica evidente que batizar não é uma brincadeira para crianças.Precisa ser consciente e responsável para assumir um compromisso tão sério. Crianças ( e bebês então !) não tem a mínima condição de sujeitar-se ou ser submetido a esse ato.

No próximo post vou mostrar como as primeiras comunidades valorizavam o batismo e porque historicamente ele começou a ser dado para crianças uma vez que por centenas de anos só adultos eram batizados.