IGREJA-SOCIEDADE ALTERNATIVA

A explicação do sentido desse título, está em ARQUIVO DE POSTAGENS, out. 29 de 2011

terça-feira, 12 de março de 2013

Um Concílio só de leigos !!! VIVA !!! (p 112)


O "site" kairosnostambemsomosigreja, em 7 de janeiro deste ano, nos alegrou com uma notícia de veras sensacional: os leigos de várias partes do mundo, sem a intromissão do clero - bispos e padres - estão preparando um Concilio só de leigos, a se realizar em Roma em 2015, comemorando os 50 anos do Concilio Vaticano II . Embora desconhecendo essa iniciativa, este blog contribuiu positivamente para as reflexões em curso, conforme a noticia abaixo, com vários posts sobre a vivencia experimental em um novo modelo de Igreja. O Projeto lançado em 2008 se consolidou de tal forma que, já se sentiu em condições de ser lançado oficialmente neste 2013. A noticia vem através de uma entrevista com uma das lideranças, François Becker.  


G. – François, bom dia!
FB – Bom dia, Gérard!
G- Você pode nos falar um pouco sobre (o Projeto)/ Concílio 50?
FB – É um Projeto que foi lançado em 2008, ao mesmo tempo pela Rede “Église et Liberté”  e pelo Movimento Internacional Somos Igreja. Este Projeto tem como objetivo proclamar, diante do mundo, a realização de uma reunião ou de uma assembléia – ainda não se tem a forma precisa -, em Roma, em 20 15, o que nós, Cristãos, essencialmente Católicos, Povo de Deus, desejamos viver, e já vivemos de forma experimental, em Igreja, abertos ao século XXI:  ”Como viver em Igreja, no mundo, no século XXI?” é o tema deste Projeto. Isto é, a partir do espírito emanado do Concílio Vaticano II, como expressar isto para viver o século XXI, o Evangelho, a mensagem de Jesus.
Para tanto, em diferentes países do mundo, começa-se a elaborar uma reflexão e um levantamento sobre o que se tem feito nas bases. Trata-se, com efeito, de algo já em curso, pois foi lançado em 2008. Então, em 2010, houve, na França, uma reflexão no âmbito de Parvis, em Lyon, que pode ser uma contribuição para essa reflexão. Houve um grande concílio na América do Norte, em Detroit, em 2011, onde se recolheu um número considerável de contribuições sobre o que poderá ser o futuro de uma Igreja para o século XXI.
Por outro lado, também outros países já lançaram uma reflexão, na América do Sul e na Europa. Nós já fizemos um bom número de reflexões, em diferentes países, e queremos retomar tal reflexão, em âmbito europeu, no decorrer de 2013 e 2014. É interessante acrescentar que a Coordenação européia das comunidades de base, na Europa, tem se associado a essa reflexão sobre uma Igreja, no mundo, para o século XXI.
Esse Projeto foi lançado oficialmente, este ano, em Roma, através de uma conferência de imprensa, cujo texto se pode encontrar no “site” “Council 50″.
(Trad. Alder Júlio F. Calado)