IGREJA-SOCIEDADE ALTERNATIVA

A explicação do sentido desse título, está em ARQUIVO DE POSTAGENS, out. 29 de 2011

quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Sair da religião? (p 88)

O sitio IHU Online divulgou em agosto de 2010 uma reportagem publicada na revista Témoignage Chrétien,(francesa) sobre o livro "La sortie de la religion,est-ce une chance ?", isto é, A saida da religião é uma chance? Ele é fruto da participação de  muitas mãos mas fundamentalmente por cinco padres operários da região do Calvados (França).
No final de dezembro de 2009, como última postagem do ano, coloquei um texto do teólogo Louis Evely, anunciando que  Jesus veio nos libertar da Religião.
Hoje, como última postagem deste 2011, apresento um resumo da reportagem do livro dos padres operários, que também nos anuncia: "A libertação do jugo da religião, é um dos aspectos trazidos por Jesus"

Esses 5 padres durante seu serviço como padres e trabalhadores, perceberam que a mensagem de Jesus nos séculos XX e XXI se tornara inaudível.Os primeiros capítulos  do livro apresentam múltiplos testemunhos que exemplificam a deriva da Igreja que se tornou,
de humilde e a serviço da  Boa-Nova, em uma instituição humana que é chamada "religião".
O anúncio é apelo à liberdade, a religião é a constrição de uma determinada via de salvação.
Pouco a pouco na Igreja, a forma da religião encobriu a do anúncio, em vez do contrário.Desta conversão da Igreja em simples religião que transformava o convite à salvação  em injunção ameaçadora, se derivou o fato de que ela não tem mais do que, uma linguagem religiosa tecida de mandamentos, de mistério, e de simbolismos sagrados.


Ser "praticante" consiste em contribuir ao êxito e ao crescimento da humanidade e não em executar atos rituais de uma religião. "Ser cristão, dizia Bonhoeffer, significa tornar-se radicalmente humano e convidar também outros a se tornarem tais.
A libertação da religião é um dos aspectos trazidos por Jesus. É o Reino que é preciso testemunhar e a Igreja só tem sentido se, o que ela faz e diz, estiver a serviço da vida e da felicidade dos homens, abrindo-os,assim, ao verdadeiro projeto de Deus.

Estas conclusões baseadas na experiência de homens de fé empenhados no mundo operário, se dirigem também a todos aqueles que querem viver intensamente sua fé,seja qual for o contexto em que vivem: "Sim, nós cremos que não haja outro lugar para encontrar Deus a não ser a humanidade".
"A essência da mensagem evangélica é que a humanidade se realize plenamente...passou-se o tempo em que se podia dizer tudo aos homens com palavras teológicas e piedosas...Estamos caminhando para uma época totalmente sem religião" (Joseph Moingt, Dieu qui vient à l´homme).                                                                                                                                 "O cristianismo é a religião da saída da religião", escreve com certo humorismo, mas seriamente, Marcel Gauchet.

"Nesse livro,pois, alguns padres operários explicam como a Igreja, tornando-se uma religião no decurso dos séculos,se apropriou, desnaturando-a, da mensagem de Jesus Cristo,tornando-a, por isso, inútil àqueles que buscam Deus em verdade." 

Desejo aos leitores um 2012 na busca da verdade e na prática da solidariedade.


Voltarei a postar na segunda quinzena de fevereiro de 2012