IGREJA-SOCIEDADE ALTERNATIVA

A explicação do sentido desse título, está em ARQUIVO DE POSTAGENS, out. 29 de 2011

domingo, 24 de outubro de 2010

Religião católica romana (e outras) não sintonizam com o evangelho de Jesus (p 54)

continuação do post anterior

c) Os sacerdotes. A relação de Jesus com eles, pelos dados que os evangelhos nos dão,foi mais do que distante: foi de claro e duríssimo enfrentamento.Com os "simples sacerdotes", como sabemos pela palavra do bom samaritano(Lc 10,31),e principalmente com os "sumos sacerdotes",que,quando aparecem nos evangelhos e no livro dos Atos, nunca são apresentados como representantes de Deus, mas sempre como agentes de sofrimento e de morte (Mc 8,31 par;10,33 par),especialmente na condenação à morte (Jo11,47-53) e no relato da paixão.

Conclusão: definitivamente a religiosidade de Jesus não se limita nem se identifica com o "sagrado".Pelo contrário, é no laico em que ela tem sua presença e em que se realiza, naquilo que é comum a todos os seres humanos,de forma que a religiosidade que Jesus nos ensinou é a religiosidade que não exclui ninguém,nem se enfrenta com ninguém,mas que é vivida como Jesus a viveu, na relação com o Pai, na oração que se faz na solidão do escondido e colocando a insistência maior nas melhores relações humanas que podemos ter com os demais.(...)

2. O cristianismo como Religião do Ocidente.

Por razões históricas que todos conhecemos, o cristianismo não se expandiu para a Asia, mas se inseriu nas culturas mediterrânicas,colocando seu centro no centro do império, em Roma. Assim,paulatinamente, as comunidades cristãs foram se configurando como grupos humanos que viviam simultaneamente da tradição do Evangelho e, ao mesmo tempo da cultura do Ocidente.A consequência, inevitável e lógica,foi que o cristianismo que chegou a nós não é só a "recordação" de Jesus e "a forma de vida que Jesus nos trouxe",mas também a herança de uma cultura: a cultura greco-romana que configurou o Império.

Como se sabe, no dia 28 de fevereiro de 380,os imperadores Graciano, Valentiniano II e Teodósio I formularam seu projeto:"Desejamos que todos os povos que são governados pela moderação da nossa clemência se mantenham na religião que o santo apóstolo Pedro transmitiu aos romanos" (Cth XVI,1,2). A partir de então, a "religiosidade de Jesus" e a "mensagem de Jesus" ficaram oficialmente deformadas.O Evangelho começou a ser assim a fusão da mensagem de Jesus com os dois grandes legados que a cultura grego-romana nos deixou: a filosofia helenista e o direito romano.De forma que a Igreja que chegou até nós é fruto sem dúvida,do Evangelho.Mas também é o resultado de uma teologia profundamente marcada
pelo pensamento helenista e por um código legal marcado pelo direito romano.

Este artigo continua no próximo post.