IGREJA-SOCIEDADE ALTERNATIVA

A explicação do sentido desse título, está em ARQUIVO DE POSTAGENS, out. 29 de 2011

sábado, 12 de outubro de 2013

Mudar a estrutura paroquial. Mas como? -2- (p 125)

No post anterior eu afirmei que era consenso que a Eucaristia faz a comunidade e a comunidade faz a Eucaristia. O "Oliveri"* comenta essa gênese recíproca:

“Onde 2 ou 3 estiverem reunidos em meu nome, Eu estarei ali.” Estar reunidos em nome de Jesus quer dizer, viver em seu Amor, conforme seu “mandamento”.
Por isto o que mais realiza a comunidade é a Eucaristia: estar juntos para partilhar o que se tem, compartir o mesmo PÃO, tornando-se assim COMPANHEIROS (com + panheiros = os que comem o pão juntos). Beber juntos do vinho, da alegria da vida, que é de fato sangue derramado, é fazer ALIANÇA entre nós para que todos tenham VIDA. Isto, é fazer MEMORIA do Corpo de Cristo.
A Eucaristia faz a comunidade.  Na Eucaristia aprendemos que a vida tem sentido quando é doada; que os dons de cada um só tem valor quando colocados a serviço;  que todos, comendo do mesmo pão nos tornamos um só corpo para viver a fraternidade.
A Eucaristia faz a comunidade, mas as comunidades não conseguem atingir  a maioria do povo, ser fermento, sal, luz que transforme a vida sobretudo dos mais pobres...
A Eucaristia faz a comunidade, mas  é a comunidade que faz a Eucaristia. Para celebrá-la e realizá-la    é   n e c e s s á r i o  que  e x i s t a  a  c o m u n i d a d e . Podemos ser poucos e fracos, mas quando nos reunimos em fraternidade ( em “comum-união”) , quando nos tornamos discípulos da Palavra, quando oramos juntos e colocamos em comum nossos bens, é aí que podemos realizar a “ fração do pão”.
A comunidade faz a Eucaristia. Torna presente o Cristo cada vez que partilha o pão e a vida. Gestos se tornam sacramentos: nos gestos de partilha, de amizade carinhosa, de ajuda mutua, de serviço, vai se construindo a comunhão. Só assim a comunidade pode celebrar a Eucaristia, a presença viva de Jesus Ressuscitado, no pão e no vinho.
Temos direito de celebrar a Eucaristia na vida e com isto vamos renovando a Igreja e o ministério. Mulheres e homens, casados e solteiros, todos temos direito por nosso batismo, de fazer a memória de Jesus Ressuscitado no pão corpo entregue e partilhado, no vinho-sangue derramado, bebido e feito Aliança entre nós e com Deus.
Precisamos que haja sempre mais grupos capazes de celebrar e viver assim. Felizes quando padres estiverem conosco,testemunho de nossa comunhão com as outras comunidades e com a Igreja universal, mas sem dependermos deles para assumirmos de forma adulta nossa vida cristã e nossa missão.

* IGREJA sonhos...ousadias... mudanças... pag.84 ss. (Ver MINHAS FONTES no início do Blog).
OBSERVAÇÃO:  os destaques são meus.

Observe  que também o Oliveri confirma que não há Eucaristia, quando não existe comunidade de verdade, isto é, com as características de exigente fraternidade que ele aponta no texto; isso porque, como ele também registra, Eucaristia é um memorial da Nova Aliança em Jesus e não uma "presença real corpórea" como doutrina a Igreja Católica.