IGREJA-SOCIEDADE ALTERNATIVA

A explicação do sentido desse título, está em ARQUIVO DE POSTAGENS, out. 29 de 2011

sábado, 10 de abril de 2010

A Eucaristia como não nos contaram cont. (p 35)


Sem a justiça não há ceia!!! Quantos ritos de eucaristia diários em todo o Brasil, país transbordante de injustiças; quantas dessas eucaristias serão verdadeiras "Ceias"? Os textos do frei Isidoro a seguir, nos alertam para isso.



"O sangue era considerado como "a alma do corpo" (Gn 9,4) e assim sendo a expressão " Este cálice é a nova aliança no meu sangue" poderia ser traduzida como o " cálice é a aliança na minha vida" no meu espírito. Como Jesus havia comparado o pão ao seu corpo, comparava agora o cálice (vinho) ao seu sangue (espírito)...No Novo Testamento ele se torna o sinal qualificado da Aliança, no sangue de Cristo (Mt 26,28; Mc 14,24;Lc 22,20).Esse sangue não vem tanto proclamar um rito,mas vem desfraldar a bandeira da justiça e do direito.Com isso, a própria superioridade dos símbolos do pão e do vinho em relação ao maná (Jo 6,48-51)..."


O autor dedica um capítulo inteiro às relações entre " O romper do pão e a dimensão da justiça". Começa proclamando:"aquilo que mais agrada a Deus é o homem vivo" e cita Isaias o profeta (Is 58,6-8). Em seguida comenta: "O romper do pão está indelevelmente ligado a dimensão da justiça.Sem esta não há ceia por não haver fraternidade.
Assim o verdadeiro memorial da Libertação na teologia profética, está fortemente engajado com a prática e o acontecer da justiça.Na verdade a justiça é a "melodia de fundo" de toda a teologia da Aliança."

"O pão que se parte nas comunidades não será a expressão do memorial do Senhor se a unidade familiar não alcançar esse partir do pão com o injustiçado, com o orfão,com a viúva (Is 1,10s)."

"A partilha é o lado oposto da concentração". O autor faz um longo comentário bíblico sobre a maldade da concentração. E continua:" A razão fundamental pela qual a concentração é pecaminosa é porque ela priva a vida de ser mais vida e cria diferenças..."
"A experiencia da fé cristã no seguimento de Cristo precisa, a exemplo das primeiras comunidades (At 2,42-47;4,32-35) constituir Koinonia (comunhão) que em outras palavras pode ser desdobrado em "ter com", "ter em comum". Isso seria constituir comunidades de fé e de bens."

"O significado deste romper o pão, no contexto do memorial de Jesus com o pobre, é romper ou partilhar tudo aquilo que é dom de Deus e recebemos de graça.Partilhar a verdade,a dignidade e o direito é abrir as portas para o verdadeiro significado da Eucaristia.A Eucaristia é fazer dos bens da vida uma forma de encontrar e seguir o Mestre (Lc 18,18-23)."

Tópicos do livro A Eucaristia como Memorial da Nova Aliança; autor frei Isidoro Mazzarolo; editora PAULUS.

OBSERVAÇÃO : na próxima semana não colocarei novo post.Espero fazê-lo no dia 24/04 começando com textos mais hermeneuticos, isto é, aplicados à análise da nossa realidade eclesiástica e suas práticas.