IGREJA-SOCIEDADE ALTERNATIVA

A explicação do sentido desse título, está em ARQUIVO DE POSTAGENS, out. 29 de 2011

sábado, 18 de dezembro de 2010

Religião católica romana ( e outras) não sintonizam com o Evangelho de Jesus cont.(p 62)

Continuo apresentando o artigo do teólogo José Maria Castillo.




"Conclusão: tudo isso não é masoquismo, é humanidade. O kenótico é o simplesmente humano.Aquilo em que todos os seres humanos coincidem, naquilo que todos os humanos se igualam, o que é comum a todos, isto é, o laico. De onde resulta que a conclusão à qual chegamos é que encontramos o Deus de Jesus, o Deus do cristianismo, acima de tudo e sobretudo, na laicidade: na sociedade laica, no Estado laico, nas instituições laicas. Porque esse modelo de sociedade, esse modelo de Estado,esse modelo de instituições não nos separam
não nos dividem,nem nos enfrentam, mas fazem com que todos coincidamos na
mesma dignidade, nos mesmos direitos, na mesma categoria.

A categoria que saiu das mãos de Deus, a categoria humana. E não as "outras categorias", que já não vem de Deus,mas que os homens inventaram: as categorias culturais, as categorias religiosas, as categorias sociais, as categorias políticas e todas as malditas categorias que tiramos da manga para nos impormos uns sobre os outros ou, o que é mais grave, para enfrentarmo-nos uns contra os outros.

Ao chegar a esse ponto, é inevitável fazer uma referência à forma visível e à imagem externa, a partir da qual a Igreja e seus dirigentes pretendem "representar" o Deus de Jesus. É evidente que, se levamos a sério a teologia dos evangelhos e de Paulo, o Deus kenótico não pode ser apresentado e representado a partir da pompa, do luxo, da grandiosidade e do poder a partir dos quais o clero pretende "representar" e "fazer presente" Deus de Jesus no mundo. Não estamos falando de uma questão marginal. Ao dizer essas coisas, estamos tocando no fundo."

Recentemente o papa Bento XVI visitou a Espanha.O jornal local El País registrou
uma recepção menos calorosa que em outros tempos e um escasso acompanhamento da viagem do papa a Santiago de Compostela e Barcelona.
A reportagem analisa as causas desse crescente desapego: entre outras a exuberancia de aparato, exibindo com pompa o poder de chefe de um Estado estrangeiro, uma "montagem" em torno de sua figura. Os espanhois não gostaram.