IGREJA-SOCIEDADE ALTERNATIVA

A explicação do sentido desse título, está em ARQUIVO DE POSTAGENS, out. 29 de 2011

sábado, 9 de outubro de 2010

Religião católica romana (e outras) não sintonizam com o evangelho de Jesus (p52)

No post anterior (p51) comecei a transcrição de um artigo divulgado pelo Instituto Humanitas Unisinos (IHU) que coloca a Religião no devido lugar,isto é, estranha ao Evangelho. Jesus veio nos libertar...da Religião. (Ver meu post 24 para o Natal de 2009.) Este artigo vai ser parcelado em mais de 10 posts sequenciais.

2. O problema religioso-cristão que estamos vivendo.

A religião é representada e é gerida, na nossa sociedade,por uma instituição que é a Igreja (...).Neste momento, o problema é que o cristianismo está saindo da Igreja.O cristianismo é vivido na sociedade laica,tolerante, plural,defensora dos direitos e da dignidade das pessoas. A religião continua na Igreja, na sua sacralidade, na sua dignidade, nos seus poderes e privilégios.Mas agora compreendemos,melhor do que nunca,que,a partir da religião,da dignidade do sagrado,não é possível nem compreender nem viver o cristianismo,a mensagem de um homem (Jesus),que,insisto,foi perseguido pela religião,condenado pela religião,assassinado pela religião, no despojo de todo o poder e de todo privilégio,no abandono e na exclusão de um subversivo que se viu rejeitado pelo Templo,pela Lei e pelos Sacerdotes.

II. O cristianismo "oficial" na sociedade atual.

A mensagem e a vida de Jesus foram historicamente geridos e controlados pela Igreja.Isto é, a "memória subversiva" (J.B.Metz) de Jesus foi conservada por uma instituição (a Igreja) que, com o passar dos anos e por virtude de um lento processo, acabou se constituindo em: 1)uma Religião, 2)que é de fato a religião do Ocidente (...).

A estas alturas da história,são muitos aqueles que veem essa transformação como um processo de adulteração e inclusive de decomposição do projeto original,tal como nos são descritos pelos documentos fundacionais do Novo Testamento e pelo que sabemos com segurança que aconteceu nos séculos seguintes (...).

1. O cristianismo como Religião

Por aquilo que os evangelhos nos relatam,podemos afirmar com segurança que Jesus não pensou em fundar uma Igreja.Nem pensou em fundar uma nova Religião.Jesus foi um judeu que se deu conta de que a Religião, a partir do que ele viu e viveu no judaismo do primeiro século,não era nem o que Deus queria, nem o que o mundo, precisa.Aviso que, quando falo de "Religião",não me refiro somente a religião de Israel.Refiro-me a Religião tal como Jesus podia ver e viver no seu povo e no seu tempo.Isto é, refiro-me a uma religião 1) monoteista e, portanto 2) excludente;3) nacionalista; 4) centrada em três pilares fundamentais: a lei, o templo, os sacerdotes.

continua no proximo post