IGREJA-SOCIEDADE ALTERNATIVA

A explicação do sentido desse título, está em ARQUIVO DE POSTAGENS, out. 29 de 2011

sábado, 20 de março de 2010

A Eucaristia como não nos contaram. (p 32)

Memorial, é como o autor identifica a Eucaristia.Urge,então,precisar o entendimento dessa palavra.
Frei Isidoro mostra como a versão de memorial em hebraico e grego apontam em sentidos diferentes:um é "voltar para trás";o grego é também "se abrir para o futuro".Embora meio árido por se tratar de questão semântica, é indispensável para saber o que Jesus quis dizer pelo "fazei isto em minha memória".


"Como expressão literária, anámnêsis é correspondente de zikkaron.
Ambos traduzem o sentido de memorial.Na sua significação teológica,dentro do NT e de modo especial em Lucas, anámnêsis (grego) apresenta uma superação de sentido em relação à zikkaron (hebraico)"...este "é memorial como um voltar-se para traz, reconhecer o passado, resgatar as reminiscencias e não provoca muito à transformação da presente realidade religiosa e menos ainda sócio-económico-política.
Visto sob o ângulo de arquétipos paralelos entre Antigo e Novo Testamento (Lei,sacrifício,libertação e ação de graças)..."o memorial de Jesus" se abre para o futuro, comprometendo a transformação do presente, muito mais que debruçar-se sobre o passado.
O memorial, no contexto da Nova Aliança (Nova Lei) muda as relações: "minha mãe e meus irmãos são aqueles que ouvem a Palavra de Deus e a põem em prática" (Lc 8,21 e par.) Um amor forte e livre capaz de provocar a conversão é a estratégia da Nova Aliança.
"Amai vossos inimigos,fazei o bem aos que vos odeiam,bendizei os que vos amaldiçoam, orai por aqueles que vos difamam.A quem te ferir numa face,oferece a outra" (Lc 6,27-29; cf.Mt 5,27-44).Esta é uma aliança com a vida.Para tanto, é mister não fazer uso das riquezas acumuladas com iniquidade(Lc 16,9) e exercitar o perdão como forma de manifestar o amor (Lc 7,46-47).

O memorial da Nova Aliança vai diretamente ligado á vida e como ato de culto é celebração da vida."

Até aqui esse texto é tirado do livro "A Eucaristia como memorial da Nova Aliança" de frei Isidoro Mazzarolo, da editora Paulus.

Note as atitudes requeridas como coerencia com o Memorial da Nova Aliança, esperadas dos convertidos integrados numa comunidade de fé e amor que contrasta com a sociedade restante!
Parece que estamos muito longe disso, não acha?
Continua no próximo post.