IGREJA-SOCIEDADE ALTERNATIVA

A explicação do sentido desse título, está em ARQUIVO DE POSTAGENS, out. 29 de 2011

terça-feira, 18 de agosto de 2009

Sermão da montanha e comunidade (p6)

Nos últimos séculos se desdobra uma longa e movimentada discussão sobre o problema da viabilidade do cumprimento do sermão da montanha. A discussão até hoje não terminada é compreensível. As exigências de Jesus são radicais e intransigentes. E o sermão da montanha resiste a todas as tentativas de ser usado para um cristianismo barato.
...Se as exigências de Jesus podem ser cumpridas ou não, é uma questão que não pode ser decidida pelo indivíduo, e muito menos ainda, numa escrivaninha. Pois a ética de Jesus não é dirigida ao indivíduo, mas ao grupo dos discípulos, à nova família de Jesus, ao povo de Deus a ser constituído. Ela tem uma dimensão eminentemente social. Se o cumprimento desta ética é viável ou não, só pode ser decidido por grupos de pessoas que se colocam conscientemente sob o Evangelho do Reino de Deus e que querem ser comunidades reais de irmãos e irmãs – comunidades que formam um espaço vital da fé onde todos se apóiam mutuamente.
Mas nossas paróquias são tais comunidades? Será que elas têm uma consciência de comunidade, da qual só se pode falar quando uma comunidade sabe que tem sua história própria diante de Deus? Elas não são, muito mais, uma aglomeração de muitos indivíduos, dos quais um mal toma conhecimento do outro?
Paulo, fala do fardo do cristão. Ele escreve aos Gálatas:
Carregai o peso uns dos outros e assim cumprireis a lei de Cristo (6,2)
Com isto ele quer dizer: lá onde a comunidade cristã é comunidade de verdade, onde ela é unida, onde todos se apóiam e se ajudam, é viável cumprir a”lei de Cristo”.
(Adaptado do Lohfink pág. 90 e 91)


Um comentário:

Anônimo disse...

Parece muito estranho que Jesus tenha feito suas exigências não para as pessoas mas para grupos comunitários.