IGREJA-SOCIEDADE ALTERNATIVA

A explicação do sentido desse título, está em ARQUIVO DE POSTAGENS, out. 29 de 2011

sábado, 19 de dezembro de 2009

Natal:Ele veio nos libertar...da RELIGIÃO! (p 24)

O valor de um texto em certos casos depende mais da consistencia da argumentação ou de sua estética. Em outros casos depende mais e as vezes, muito mais, como neste caso, da credibilidade de seu autor. A melhor forma de você saber quem é o belga Louis Evely, é pesquisar no Google. A outra é tentar comprar o livro de autoria dele, "A oração dum homem moderno", da Editorial Perpétuo Socorro - PORTO - Portugal - 1974, e lê-lo por inteiro com atenção e refletindo. (mas tambem buscar no Google )

Como mensagem de Natal, transcrevo as páginas. de 43 a 45 desse seu livro:

" Jesus não queria fundar uma religião contando com um certo número de actos e de pessoas especializadas que nos põem em relação com Deus.
Eis a sua grande libertação: libertou-nos da religião! Ele queria que todos tivessem acesso livre, directo, alegre, uma comunicação agradável e feliz com Deus.
O cristianismo foi feito para os leigos, povo do ar livre e da terra autêntica, que adoram Deus em espírito e em verdade, que dão graças em todos os tempos e lugares. Não são precisos padres que açambarquem o sacerdócio, pois todos são padres.Não são precisos templos pois todos são templos.Não são precisos ritos diferentes dos gestos quotidianos da vida: partilhar o pão dividir o amor. E todos são responsáveis nesta missão.
Cristo tudo fez para não pertencer à casta sacerdotal do seu tempo, para ser um leigo vivo na vida do povo simples, de pescadores e pecadores, para ser um homem igual aos outros, o Filho do homem. E nós ousamos reconstituir uma clerezia tão compacta, tão autoritária e opressiva como aquela que Ele havia finalmente vencido!
Mas a sua grande revolução está na revelação de Deus!
Cristo é o Copérnico da religião. Antes d´Ele, tudo circulava em torno do culto de Deus:como apaziguar Deus, como se Lhe tornar favorável,como acalmar a nossa angústia fornecendo-Lhe a sua ração de honra, de ouro e de sangue. Cristo centrou tudo no serviço do homem:o verdadeiro culto de Deus é o respeito pelo homem.
Como encontrar graça diante de Deus? - interroga-se ansiosamente o pagão.
Cristo responde:encontra graça diante de teu irmão;sê gracioso para com teu irmão (Robinson).
Para o pagão tudo é sagrado,menos o homem: o Templo é sagrado, o altar é sagrado, os vasos são sagrados;há lugares santos - bosques,fontes,montes...- aonde se destinam as peregrinações. O macaco,a vaca são sagrados e o homem morre de fome ao lado destes "templos de Deus". Mas para Cristo apenas o homem é sagrado e tudo o mais encontra-se ao seu serviço.
Também Deus !
"Esta palavra é bem dura.Quem pode admiti-la"?
Mas se acreditais, na verdade que Deus é amor, como podeis pensar que não seja serviço? Deus é amor e o amor é dependência.Deus depende muito mais dos homens do que os homens dependem de Deus.Ele ama-os muito mais do que eles O amam.
Não julgueis tratar-se dum paradoxo:é o coração do cristianismo e quem não admitir isto é incapaz de ser cristão. "O infinitamente amante é infinitamente pobre,infinitamente humilde, infinitamente dependente" (padre Varillon)".

Que você consiga também neste Natal dar mais um passo para a grande libertação referida pelo Evely . É o meu desejo. Norberto.

Nenhum comentário: